Mundo

Proibição de viajar com líquidos termina em 2013

A proibição de viajar na Europa por avião com líquidos na bagagem de mão acaba daqui a três anos, quando todos os aeroportos terão que estar equipados com novos equipamentos de controlo. Após os atentados de 11 de setembro de 2001, a União Europei
Versão para impressão
A proibição de viajar na Europa por avião com líquidos na bagagem de mão acaba daqui a três anos, quando todos os aeroportos terão que estar equipados com novos equipamentos de controlo. Após os atentados de 11 de setembro de 2001, a União Europeia adotou uma série de medidas para reforçar a segurança nos aeroportos que são agora revistas.

União Europeia deverá levantar até final de abril de 2013 as atuais restrições sobre os líquidos a transportar na bagagem de mão dos passageiros dos aviões, anunciou quinta-feira a Comissão Europeia.

“Até 29 de abril de 2013 como máximo, todos os líquidos serão permitidos na bagagem de cabina e serão rastreados” diz uma nota da Comissão.

A Comissão Europeia diz que a revisão do regulamento pretende “simplificar e melhorar os procedimentos para tornar mais fácil para a indústria implementar controles de segurança, sem qualquer redução na segurança”.

Os aeroportos europeus terão de instalar novas tecnologias capaz de detetar explosivos líquidos em resultado do movimento.

Líquidos comprados em duty-free permitidos a partir de 2011

As restrições sobre os líquidos a transportar na bagagem de mão impostas aos passageiros surgiram em 2006 em consequência da descoberta de uma tentativa de ataque terrorista com bombas feitas com explosivos líquidos.

Os procedimentos de segurança levaram a que muitos passageiros tenham sido obrigados a deitar fora boiões e tubos de creme, protetores solares, bebidas, perfumes, antes de entrarem nos aviões.

Numa primeira fase de levantamento das restrições, a partir de 29 de abril de 2011, os líquidos comprados no duty-free em aeroportos de países terceiros em companhias de países terceiros e transportados em sacos fechados serão permitidos como bagagem de cabina e serão rastreados, diz ainda a Comissão Europeia.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório