Sociedade

Programa Aconchego recebeu prémio europeu

O Projeto Aconchego, um programa de alojamento para estudantes da cidade do Porto, foi um dos dez vencedores com o Prémio Europeu de Inovação Social entregue pela Comissão Europeia.

Versão para impressão
O Projeto Aconchego, um programa de alojamento para estudantes da cidade do Porto, foi um dos dez vencedores com o Prémio Europeu de Inovação Social entregue pela Comissão Europeia.

O projeto nacional foi escolhido de entre mais de 23 países com um total de 100 candidaturas que se destacaram pelo impacto que tiveram na sociedade nas áreas da inclusão social, recuperação económica, emprego, envelhecimento, mudanças climáticas e que demonstram uma possibilidade de réplica elevado.

“Numa cidade duas instituições estavam ocupadas a tentar solucionar os seus problemas relacionados com o número elevado de idosos isolados e com o número de estudantes que procuravam alojamento económico na cidade. As duas instituições encontraram-se e decidiram resolver os seus problemas através de uma parceria”, explica o texto da Comissão.

O programa Aconchego, implementado desde 2004 conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto em parceria com a Federação Académica do Porto. Aposta na relação de proximidade entre estudantes universitários e seniores que vivem neste concelho do norte do país.

Um dos objetivos deste programa social passa assim pelo combate à solidão e apoio aos seniores na promoção do seu bem-estar e ao mesmo tempo proporciona aos jovens estudantes universitários um lar, a baixo custo, onde podem conviver com o “saber” adquirido pela experiência da vida dos mais velhos, uma experiência benéfica para ambos os lados.

“Encontramo-nos normalmente ao fim da tarde e à noite”, conta à RTP Maria José, 87 anos que partilha casa com a estudante Mafalda Guedes há dois anos. “Aí é que convivemos um bocado. Felizmente os programas que vemos até coincidem e temos um bom serão”.

“Fazemos programas como ir ao cinema, a espectáculos e discutimos política é muito interessante”, diz Mafalda Guedes, 20 anos, que se confessa surpreendida pela positiva com esta experiência.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório