Educação Em Destaque

Professor português é candidato ao maior prémio mundial de Educação

Composition with hardcover books. Literature and education.
João Couvaneiro é um dos finalistas do Global Teacher Prize, considerado o prémio Nobel da educação.
Versão para impressão
por redação

João Couvaneiro é o professor português mais falado do momento pela nomeação para o prémio internacional de um milhão de euros, atribuídos pela Fundação Varkey.

O docente de História é autor de vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, e é frequentemente convidado para escrever alguns capítulos de livros. Integra o Gabinete do Secretário de Estado da Educação, onde desempenha funções de assessoria especializada na área da educação e formação de jovens e adultos.

Foi selecionado para o ranking dos 50 melhores professores do Global Teacher Prize 2017 de entre mais de 20 mil candidaturas provenientes de mais de 179 países.

João Couvaneiro escreveu, na sua rede social Facebook, que é “uma enorme honra integrar a lista de 50 finalistas do Global Teacher Prize 2017” e diz-se “feliz com o reconhecimento do trabalho que tenho desenvolvido”.

“Ser professor é de facto a melhor profissão do mundo”, referiu à revista Visão João Couvaneiro, 43 anos, distinguido por todo o seu trabalho de introdução das tecnologias na sala de aula. Frisou a importância de trazer o presente para dentro da sala de aula, para que os alunos se reconheçam no que estão a aprender. “Não quer dizer que deixem de aprender manuscrito ou a pegar em livros. A ideia é adicionar, não excluir. Só assim se podem trabalhar outras competências. Não quer dizer que seja panaceia, mas torna os alunos mais disponíveis para aprender”, explicou ao mesmo órgão de comunicação social.

A ideia de distinguir o melhor professor do ano da Varkey Foundation vai já na terceira edição e tem o intuito de “dar visibilidade” e “elevar o status da profissão”, procurando aqueles que “mais inspiram os seus alunos e a comunidade ao seu redor”.

O vencedor final será conhecido uma cerimónia a realizar-se em março de 2017, no Dubai.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório