Negócios e Empreendorismo

Produção de vinho Madeira aumenta 20,3 por cento

A produção de vinho Madeira aumentou mais de 20 por cento no segundo trimestre deste ano, gerando uma receita de mais de quatro milhões de euros, o que, de acordo com a DRE, se deve, sobretudo, às compras feitas por países como França e Inglaterra.
Versão para impressão
A produção de vinho Madeira aumentou mais de 20 por cento no segundo trimestre deste ano, gerando uma receita de mais de quatro milhões de euros, o que, de acordo com a Direção Regional de Estatística (DRE), se deve, sobretudo, às compras feitas por países como França e Inglaterra.
 
Em comparação com o período homólogo de 2012, a produção de vinho generoso Madeira no segundo trimestre deste ano foi de 812 mil litros, aumentando 20,3 por cento na quantidade e 18,9 por cento no valor de comercialização, este último que atingiu os 4,2 milhões de euros.  
 
Os aumentos registados devem-se ao crescimento de 23,5 por cento do mercado comunitário, no qual, à semelhança do primeiro trimestre do ano, a França continua a ser o país que mais consome vinho Madeira, com quase 281 litros comprados neste segundo semestre, a cerca de três euros por litro, o que se traduz num valor total superior a 860 mil euros. 
 
O segundo maior mercado a adquirir este vinho é o inglês, que comprou, neste segundo semestre, quase 75 mil litros de vinho Madeira a um preço superior aos franceses, cerca de cinco euros por litro, registando um valor comercial total de quase 340 mil euros.
 
Nos primeiros seis meses deste ano, a produção de vinho generoso Madeira atingiu quase um milhão e meio de litros, o que gerou, na economia madeirense, cerca de oito mil milhões de euros de retorno.

Consulte AQUI o relatório da DRE.

 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub