Negócios e Empreendorismo

Produção automóvel nacional cresceu 21,1%

A produção automóvel das fábricas portuguesas cresceu 21,1% em 2011 e, pela primeira vez, registou-se um valor de produção superior ao das vendas.
Versão para impressão
A produção automóvel das fábricas portuguesas cresceu 21,1% em 2011 e, pela primeira vez, registou-se um valor de produção superior ao das vendas.
 
Os dados foram divulgados esta semana pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), que anunciou que entre Janeiro e Dezembro de 2011 saíram das linhas de fabrico nacionais 192.242 veículos.
 
Estes números correspondem a um aumento de produção de 21,1% face ao ano anterior. De salientar, segundo a ACAP, é o facto de o valor da produção ser superior ao das vendas pela primeira vez desde que existe produção automóvel no nosso país. 
 
De acordo com a Associação, os resultados “continuam a confirmar o importante contributo positivo do setor da indústria automóvel para a balança comercial” portuguesa. 
 
Do total de veículos produzidos em fábricas nacionais no ano passado, 98,3% destinaram-se ao mercado externo (especialmente a França e Alemanha) e apenas 1,7% foram direcionados para o mercado português. 
 
82,3% das exportações foram absorvidas pela Europa, sendo que os carros portugueses chegaram também à Ásia (11,1%) e à América (5,3%). 
 
Em comunicado, a ACAP salientou, ainda, a importância destes valores “num momento em que é fundamental para a recuperação da nossa economia aumentarmos as nossas exportações”. 
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório