Ambiente

Procuram-se interessados em adotar…um sobreiro

Já pensou em adotar um sobreiro? Se nunca considerou a hipótese mas a ideia lhe parece curiosa, saiba que agora é possível fazê-lo. A aldeia de Ferraria de São João, em Penela, lançou um programa de adoção de 87 sobreiros centenários.
Versão para impressão
Já pensou em adotar um sobreiro? Se nunca considerou a hipótese mas a ideia lhe parece curiosa, saiba que agora é possível fazê-lo. A aldeia de Ferraria de São João, em Penela, lançou um programa de adoção de 87 sobreiros centenários com o objetivo de preservar o património cultural.

Parte inerente da história e cultura locais, o sobreiral proporciona um ambiente que convida ao lazer, ideal para piqueniques, caminhadas e pausas de descanso e é um ícone desta aldeia, pertencente à rede das Aldeias do Xisto, que se encontra numa crista montanhosa no extremo sul da serra da Lousã.
 

Os responsáveis convidam, portanto, os interessados, a contribuir para a preservação deste património, adotando os sobreiros adquiridos pelos moradores de Ferraria de São João para defender a espécie, protegida por lei, e ajudar a cativar a atenção de futuros visitantes.
 
Para ajudar a angariar os 4.300 euros necessários para custear os sobreiros, quem desejar poderá adotar uma das árvores, divididas em três categorias: pequenas, médias e grandes, consoante o tamanho e a idade.
 
O valor da adoção varia entre os 40, os 60 e os 80 euros, de acordo com a categoria. Depois, durante nove anos, o adotante poderá personalizar o seu sobreiro com iniciais ou símbolos pintados e beneficiar de uma parte do valor da venda da cortiça. 
 
Entretanto, a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto decidiu dar o exemplo e apoiar esta iniciativa, estando a preparar-se para adotar 5 sobreiros. 
 
O ato formal de adoção das árvores de Ferraria de São João vai decorrer no próximo dia 23 de Setembro no âmbito do programa “A pé pelos Caminhos do Xisto 2012” e culminará com um piquenique.
 
Quem quiser adotar um sobreiro deverá enviar um e-mail para associacaofsj@gmail.com e receberá, de seguida, a ficha de adoção e as respetivas instruções de pagamento. 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório