Em Destaque Saúde

Tem problemas de coração? Então coma chocolate

A diminuição da arritmia é um dos principais benefícios
Versão para impressão
por redação

Segundo um estudo divulgado na edição eletrónica do jornal Heart, consumir chocolate, especialmente negro, reduz o risco de arritmias cardíacas.

Uma porção de chocolate por semana reduz 21% de risco de doença nas mulheres, enquanto para os homens duas a seis porções semanais reduz em 23%.

Os investigadores estudaram 55.502 dinamarqueses (26.400 homens e 29.100 mulheres), com idade compreendida entre os 50 e os 66 anos. Foram analisados dados como risco de doenças cardíacas, dietas, estilos de vida e a quantidade de chocolate que comiam, sendo que o chocolate mais comum na Dinamarca é o de leite.

Na conclusão do estudo, que durou uma média de 13,5 anos, foram diagnosticados 3.345 novos casos de arritmia. Os investigadores chegaram a conclusão que a taxa de fibrilação arterial recém-diagnosticada era 10% a menos nos que comiam três porções de chocolate por mês, fazendo a comparação aos que comiam menos de uma porção.

Os dados apresentados revelaram um decréscimo de casos da doença em outros níveis de consumo, 17% para quem comeu apenas uma porção, 20% para quem comeu entre duas a seis e apenas 14% para quem comeu uma ou mais porções diárias.

Apesar dos números revelados, os investigadores dizem que não se pode chegar a uma conclusão definitiva e admitem que o leite pode reduzir os níveis compostos benéficos do chocolate na saúde cardíaca.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório