Mundo

Príncipe Harry ajuda a salvar vida em jogo de pólo

O príncipe Harry terá tido uma contribuição decisiva no salvamento da vida de um adversário durante um jogo de pólo o mês passado, no Brasil.
Versão para impressão
O príncipe Harry de Inglaterra terá tido uma contribuição decisiva no salvamento da vida de um adversário durante um jogo de pólo o mês passado, no Brasil. Bash Kazi ficou inconsciente ao cair de um cavalo após um choque aparatoso com dois outros cavaleiros mas os reflexos rápidos do filho de Diana de Gales ajudaram a evitar o pior.
 
Recorrendo aos seus conhecimentos sobre primeiros socorros, adquiridos enquanto esteve ao serviço do Exército britânico, Harry desceu imediatamente do cavalo para auxiliar o opositor, colocando-o de lado para favorecer a respiração.
 
Pouco depois, Bash Kazi recuperou a consciência e conseguiu sair do campo pelo seu próprio pé, embora sempre ladeado pelo príncipe. De acordo com os médicos, o jogador de pólo acidentado, um homem de negócios norte-americano, terá somente sofrido uma concussão ligeira, mas a ação de Harry pode mesmo ter-lhe salvo a vida.
 
“Dado que o príncipe é um veterano do Afeganistão e muito ativo no Exército Britânico, presume-se que tenha sido bem treinado quanto aos cuidados a prestar em caso de trauma. Portanto, não é surpreendente que tenha sabido o que fazer”, defendeu Joe Mulligan, especialista da Cruz Vermelha Britânica, citado pelo Daily Mail.
 
“Ainda assim, as ações dele sublinham um ponto muito importante: quando há acidentes, em especial num campo desportivo, alguém precisa de ter a confiança e as capacidades para intervir de imediato e ajudar”, salientou o médico, que acrescentou que “o simples facto de deitar a pessoa de lado para que ela possa respirar de forma adequada é uma excelente ajuda e pode salvar a sua vida”. 
 
Em declarações aos jornalistas, Bash Kazi mostrou-se agradecido pelo gesto de Harry. “Ele é uma pessoa fabulosa e um verdadeiro cavalheiro”, afirmou, garantindo estar bem de saúde. “Penso que sofri uma pequena concussão mas já fiz exames e nada foi detetado”, esclareceu.
 
Harry e Bash Kazi integravam, no dia do acidente, um jogo de solidariedade para angariar fundos destinados a ajudar a organização de caridade do príncipe, a Sentebale, que apoia as crianças africanas do Lesoto.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório