Inovação e Tecnologia

Primeiro voo do Solar Impulse foi um sucesso

O Solar Impulse, um avião movido a energia solar pensado para voar dia e noite sem recurso a combustível, realizou o seu primeiro voo bem sucedido esta semana na Suíça. O avião pilotado pelo alemão Markus Scherdel esteve no ar durante 87 minutos a um
Versão para impressão
[Foto: Solar Impulse]

O Solar Impulse, um avião movido a energia solar pensado para voar dia e noite sem recurso a combustível, realizou o seu primeiro voo bem sucedido esta semana na Suíça. O avião pilotado pelo alemão Markus Scherdel esteve no ar durante 87 minutos a uma altitude de 1 200 metros.

O Solar Impulse tem 12 mil células voltaicas que alimentam os motores e as baterias. É um protótipo para um avião que se espera conseguir dar a volta ao mundo daqui a dois anos, em 2012, sem recurso a combustível.

“Correu tudo como previsto”, disse Scherdel à Reuters. O avião em fibra de carbono demorou seis anos a ser construído.

Bertrand Piccard, um dos pilotos suíços responsáveis pelo projeto, ficou conhecido por ter completado a primeira volta ao mundo sem paragens num balão de ar quente em 1999.

A técnica para conseguir dar a volta ao mundo, neste que é o maior avião solar já construído, é voar alto durante o dia para obter o máximo de capacidade de energia solar para durante a noite voar mais baixo e gerir a capacidade de voo.

“Ainda temos um longo caminho até conseguirmos viabilizar os voos noturnos e ainda um caminho mais longo até ser viável a tentativa de dar a volta ao mundo. Mas graças ao trabalho extraordinário da equipa demos um passo essencial para atingirmos a nossa visão”, declarou Piccard.

Pode saber mais sobre o Solar Impulse no site oficial.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório