Inovação e Tecnologia

Primeiro satélite português foi lançado há 18 anos

NULL
Versão para impressão
Foi há 18 anos que o primeiro satélite português entrou em órbita. O PoSAT-1 iniciou a sua missão a 26 de setembro de 1993, por volta das 02.45, hora de Lisboa.

O satélite foi lançado para o espaço, a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, no vôo 59 do foguetão Ariane 4. 20 minutos e 35 segundos após o lançamento e a 807 km de altitude, o PoSAT-1 separou-se com sucesso do foguetão.

A criação portuguesa pertence à classe dos micro satélites (os que têm entre 10 e 100 kg) e pesa cerca de 50 kg. Todo este projeto foi desenvolvido por um consórcio de universidades e empresas de Portugal e foi construído na Universidade de Surrey, em Inglaterra.

O PoSAT-1 teve um custo de cerca de mil milhões de escudos (ou seja, 5 milhões de euros), sendo 600 milhões de escudos pagos pelo Programa Específico de Desenvolvimento da Indústria Portuguesa e 400 milhões por empresas portuguesas envolvidas no Consórcio Po-SAT: INETI, EFACEC, ALCATEL, MARCONI, OGMA, IST, UBI e CEDINTEC.

Fernando Carvalho Rodrigues foi o responsável máximo pelo projeto e, devido ao seu envolvimento, é apelidado de “pai” do primeiro satélite português.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório