Cultura

Primeiro golfinho biónico homenageado em filme

NULL
Versão para impressão
Quanto tinha apenas dois anos, Winter (um golfinho do sexo feminino) perdeu a cauda numa armadilha para caranguejos colocada na costa da Florida (EUA). O Aquário que a recebeu, após um período de reabilitação, encomendou uma prótese biónica especial para Winter, que lhe permitiu recuperar os seus movimentos. A estória deste golfinho vai agora chegar ao grande ecrã.

Quem observar Winter a fazer piruetas e a mergulhar, não imagina que este golfinho é diferente dos outros. Mas Winter só voltou a recuperar a sua mobilidade graças à prótese especialmente concebida para a sua cauda.

Winter perdeu a mãe quando tinha apenas dois meses, e pouco depois acabou presa numa armadilha de caranguejos. Foi Jim Savage, que se encontrava perto do local a pescar, que ouviu os guinchos dolorosos de Winter e que a salvou, com a ajuda das autoridades locais.

Depois de ser acolhida pelo Clearwater Marine Aquarium, os especialistas concluíram que os ferimentos eram tão sérios que a cauda teria de ser amputada. Isso fez com que Winter ficasse com os seus movimentos muito limitados, mesmo para simplesmente nadar.

Sem se conformarem, os tratadores de Winter decidiram encomendar uma prótese especial para a sua cauda ao cientista irlandês Kevin Carrol. Foi um desafio: a prótese demorou ano e meio a construir e foram precisos 50 protótipos até chegar à perfeição, já que esta prótese tinha de oferecer capacidade de movimentos para todos os lados. Mas valeu a pena: Winter é hoje em dia um golfinho com capacidade de movimentos igual aos outros.

Agora, a estória inspiradora de Winter e dos seus salvadores chega ao grande ecrã, com a própria Winter a desempenhar o papel principal.  Morgan Freeman, Harry Connick Jnr e Ashley Judd vão contracenar com este golfinho para mostrar ao mundo como a prótese mudou a sua vida. Realizado por Charles Martin Smith, o filme chega às salas de cinema dos EUA em outubro.

Clique no link acima para ver o trailer do filme Winter Tale.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório