Inovação e Tecnologia

Primeiro avião impresso já foi posto no ar

NULL
Versão para impressão
O primeiro avião construído a partir de uma impressão a três dimensões já foi posto no ar. O projeto é de uma equipa de engenheiros da Universidade de Southampton, Reino Unido. O objetivo é que este e outros veículos, que não são tripulados e são menos dispendiosos, possam alcançar locais inacessíveis ao Homem.

Este avião, SULSA (Southampton University Laser Sintered Aircraft), tem 2 metros de envergadura, é elétrico e consegue chegar às 100 milhas por hora (160 km/h). O veículo está equipado com um auto piloto desenvolvido por um dos membros da equipa, Matt Bennett.

A estrutura desta máquina foi integralmente impressa numa máquina de sintetização por laser. O processo de montagem do avião demorou apenas alguns minutos, através de técnicas de encaixe, sem recorrer a ferramentas.

Através da sinterização a laser, podem ser criados objetos de diversas formas e estruturas, de um modo menos dispendioso e mais rápido quando comparado às técnicas recorrentes. Desta forma, um avião pode ser produzido em apenas alguns dias.

Jim Scanlon, um dos responsáveis pelo projeto, explicou, em comunicado, que “esta forma de estrutura é muito rígida e leve, mas muito complexa. Se fosse fabricada convencionalmente seria necessário um grande número de peças a um grande custo”.

Este tipo de veículos está especialmente direcionado para ambientes de difícil acesso para o Homem e podem vir a tornar-se ferramentas básicas nas diferentes áreas científicas.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório