Ciência

Primeiro aeroporto espacial a postos em 2012

O primeiro aeroporto espacial privado do mundo está a nascer no deserto do Novo México, nos EUA. A primeira pista do Spaceport já está concluída e foi inclusivamente inaugurada por um dos vaivéns da Virgin Galactic, do excêntrico multimilionário Rich
Versão para impressão
O primeiro aeroporto espacial privado do mundo está a nascer no deserto do Novo México, nos EUA. A primeira pista do Spaceport já está concluída e foi inclusivamente inaugurada por um dos vaivéns da Virgin Galactic, do excêntrico multimilionário Richard Branson. Contudo, as primeiras viagens ao espaço só devem ocorrer em 2012.

A pista que já está pronta a receber as naves tem três quilómetros de comprimento e 60 metros de largura. Toda a infraestrutura do projeto foi concebida por Norman Foster, revelando uma estética futurista, mas com preocupações ecológicas.

O vaivém VSS Enterprise, que levará os turistas ao espaço suborbital, fez o seu primeiro voo sobre o Spaceport há duas semanas e passou no teste com distinção, avança a  AFP.

O Enterprise, pilotado por Pete Siebold e Mike Alsbury, planou sem motores durante 11 minutos, a mais de 13 quilómetros (45 mil pés) de altitude, numa simulação daquela que será a etapa final de uma jornada espacial. O voo sobre o deserto Mojave, na Califórnia, decorreu sem problemas e a aeronave aterrou sem sobressaltos.

“Foi um autêntico prazer pilotar o VSS Enterprise, especialmente se considerarmos o facto de que o veículo foi concebido não apenas para ser uma nave que pode alcançar a velocidade Mach 3,5 no espaço, mas também para ser um dos planadores com capacidade para alcançar a maior altura do mundo”, disse Siebold à AFP.

Richard Branson, dono da Virgin, acredita que a nave estará em condições de oferecer os primeiros voos no espaço dentro de 18 meses e adiantou que os futuros passageiros já pagaram 200 mil dólares para assegurarem os seus lugares a bordo.

A Virgin Galactic, que deseja ser a primeira empresa comercial de turismo espacial, já investiu 45 milhões de dólares de 330 clientes que reservaram vagas na nave de seis lugares, segundo o empresário.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório