Mundo

Primeira quebra na fome mundial em 15 anos

A expectativa da retomada do crescimento económico, particularmente nos países em desenvolvimento, e a descida do preço dos alimentos terão influenciado a queda do número de subnutridos no mundo, de 1,023 mil milhões para 925 milhões. Os dados foram
Versão para impressão
A expectativa da retomada do crescimento económico, particularmente nos países em desenvolvimento, e a descida do preço dos alimentos terão influenciado a queda do número de subnutridos no mundo, de 1,023 mil milhões para 925 milhões. Os dados foram divulgados esta terça-feira pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Esta é a primeira quebra registada na fome mundial em 15 anos. No entanto, para a FAO, estes são ainda valores “inaceitáveis”.

“Embora tenha sido registado um declínio, o primeiro em 15 anos, quase um milhar de milhão de subnutridos no mundo continua a ser um número demasiado alto e acima do valor estabelecido pelas metas do milénio, que previam reduzir em metade o número de vítimas da fome no mundo, até 2015”, refere o relatório, apresentado na sede da FAO, em Roma.

As estimativas para 2010 indicam que o número de pessoas subnutridas irá diminuir em todos os países e regiões do mundo, embora em diferentes ritmos, situação que deverá ser impulsionada pelo crescimento da economia mundial, estimado em 4,2% pelo FMI.

Ainda de acordo com o relatório da FAO, 98% das pessoas subnutridas vivem em países em desenvolvimento, representando cerca 16% da população. Dois terços vivem em apenas sete países: Bangladesh, China, República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia e Paquistão.

As regiões que registam o maior índice de pessoas desnutridas são a Ásia e o Pacífico, com 578 milhões, mas foi também aí que se verificou a maior quebra na fome em 2010: 80 milhões.

A África subsariana foi a região com a maior prevalência de desnutrição (30%) e um declínio em 2010 de 12 milhões.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório