Cultura

Primeira bailarina lusa em companhia israelita

Leonor Castro tem 18 anos e é bailarina da companhia de dança contemporânea Kibbutz, uma das mais conhecidas em Israel e prestigiada também a nível internacional. Natural de Vila Nova de Gaia, a jovem está já há seis meses a viver no norte daquele pa
Versão para impressão
Leonor Castro tem 18 anos e é bailarina da companhia de dança contemporânea Kibbutz, uma das mais conhecidas em Israel e prestigiada também a nível internacional. Natural de Vila Nova de Gaia, a jovem está já há seis meses a viver no norte daquele país asiático.

Iniciou-se na dança aos três anos, mas foi a partir dos dez que a jovem portuguesa começou a levar a arte mais a sério. A viragem na sua vida artística foi dada quando integrou, com 17 anos, um programa intensivo, com a duração de seis meses, na companhia israelita de Dança Contemporânea Kibbutz.

Leonor não é a única participante de nacionalidade estrangeira. A companhia acolhe também outros bailarinos de 10 países diferentes, incluindo EUA, México, França e Bélgica.

“É um país muito avançado”, afirma Leonor em entrevista à SIC, desvalorizando a imagem negativa de Israel que tantas vezes é veiculada pela comunicação social e reafirmando que se sente totalmente segura na região.



Leonor partilha um pequeno apartamento na comunidade de Kibbutz, no norte de Israel, onde atualmente vivem 200 famílias e todas as semanas são desenvolvidas atividades de âmbito social. Uma delas é ensinar artes manuais a crianças de risco, uma tarefa que Leonor desepenha com carinho.

Leonor já tem saudades de Portugal, mas garante que a adaptação a Israel não foi nada complicada: “Quando vim para Israel estava com um pouco de medo – ‘vou viver sozinha pela primeira vez, tenho 17 anos’ -, mas quando cheguei cá foi um ambiente tão familiar, que foi muito mais fácil do que estava à espera”, afirma à SIC.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório