Ciência

Prémios para belezas microscópicas

As micrografias, fotos tiradas através de um microscópios, mostram todos os detalhes do fascinante mundo microscópico que tornam os objetos irreconhecíveis ao nosso olho humano. A Nikon realiza, desde 1974, o concurso Nikon Small World, que premeia a
Versão para impressão
As micrografias, fotos tiradas através de um microscópios, mostram todos os detalhes do fascinante mundo microscópico que tornam os objetos irreconhecíveis ao nosso olho humano. A Nikon realiza, desde 1974, o concurso Nikon Small World, que premeia as melhores imagens registradas com microscópios.

Uma foto que mostra coração de mosquito ampliado 100 vezes com técnica de microscopia de fluorescência foi a grande vencedora desta edição.

A imagem foi captada por Jonas King, da Vanderbilt University, no Tennessee. Ele conseguiu registrar o coração de um mosquito com uma ampliação de 100 vezes.



O mosquito retratado, o Anopheles gambiae, carrega o parasita da malária Plasmodium, que afeta mais de 500 milhões de pessoas no mundo e mata mais de um milhão de pessoas anualmente.

Os registros deste ano vão desde corações de mosquitos a ninhos de vespas, passando por molho de soja, pulgas de cão [na foto principal] e algas marinhas cristalizadas.

Nesta 36ª edição, a competição recebeu mais de 2.200 fotografias de vários países. Foram selecionados vinte vencedores que vão receber equipamentos fotográficos como prémio.

As fotografias foram avaliadas de acordo com originalidade, conteúdo de informação, proficiência técnica e impacto visual.

As imagens premiadas vão ilustrar um calendário e serão exibidas em museus nos Estados Unidos.

Visite aqui o site da Nikon Small World para ver todas as 120 fotos premiadas.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório