i9magazine

Prémios Gulbenkian atribuem 250 mil euros em 2018

Versão para impressão

A Fundação Calouste Gulbenkian abriu o processo de candidaturas aos Prémios Gulbenkian 2018, estando abertas até dia 30 de abril. A instituição atribui, anualmente, um total de 250 mil euros aos vencedores do Prémio Calouste Gulbenkian, de cariz internacional, e aos vencedores dos Prémios Gulbenkian, de âmbito nacional.  Estes prémios procuram prestar tributo a pessoas e ou trabalhos que têm vindo a contribuir, de forma excecional, para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

O Prémio Calouste Gulbenkian destaca a promoção e defesa dos Direitos Humanos a nível global. Em 2018, o foco é a ‘liberdade de expressão, informação e imprensa’, pretendendo-se distinguir instituições ou individualidades que tenham fomentado, internacionalmente, esta temática. Este prémio tem o valor de 100 mil euros.

Já os Prémios Gulbenkian vão distinguir três instituições ou individualidades que se tenham destacado, em Portugal, nas áreas da Coesão, do Conhecimento ou da Sustentabilidade. Cada uma destas três categorias recebe um prémio no valor de 50 mil euros.

No ano passado, o Prémio Calouste Gulbenkian 2017 foi entregue ex-aequo à ‘Hungarian Helsinki Committee’, uma organização não-governamental que dá apoio legal a migrantes e refugiados na Hungria, e a Jane McAdam, uma influente professora e investigadora australiana na área do Direito. Os Prémios Gulbenkian 2017 foram entregues à Sociedade Portuguesa de Matemática, na categoria do Conhecimento, à Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), na área da Sustentabilidade, e à Sociedade Artística Musical dos Pousos, no tema da Coesão.

Os Prémios Gulbenkian são entregues no dia 20 de julho, data da morte de Calouste Gulbenkian, no culminar de um conjunto de cerimónias que homenageiam o fundador.

Mais informações sobre os prémios, regulamentos e candidaturas em https://gulbenkian.pt/fundacao/premios/premios-gulbenkian/

O conteúdo Prémios Gulbenkian atribuem 250 mil euros em 2018 aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub