Negócios e Empreendorismo

Preço da água não aumenta este ano

Depois de ontem ter dito que este aumento era "inevitável", a ministra da Agricultura assegura que o preço da água canalizada não vai aumentar este ano, porque as tarifas já foram fixadas.
Versão para impressão
Depois de ontem ter dito que este aumento era “inevitável”, a ministra da Agricultura e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, assegurou esta terça-feira que o preço da água canalizada não aumentará este ano, porque as tarifas já foram fixadas.

“Eu já assinei as tarifas para este ano — essa é uma tarefa que cumpre ao
membro do Governo”, declarou à imprensa, ao fim da tarde, numa prova de produtos biológicos da Beira Interior, organizada pela associação de produtores da região no Navio-Escola Sagres, atracado na Base Naval do Alfeite.

Segundo Assunção Cristas, o Governo vai “alterar a lei orgânica da ERSAR
[Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos], para que a ERSAR passe a ser uma verdadeira entidade autónoma, com independência, para que, mediante um regulamento tarifário, tenha mais poder na fixação dos preços”.

“Portanto, não haverá, no futuro, preços fixados diretamente pelo membro do Governo, como existem hoje em dia. Essa é uma situação também para acabar”, frisou.

Inquirida sobre quando passará a ERSAR a fixar os preços da água, a ministra respondeu: “Estamos a trabalhar o mais rapidamente possível, mas é um trabalho que demora muito tempo. Estamos a falar da restruturação de um grupo empresarial [Águas de Portugal] com 42 empresas. É muito”.

Quanto à percentagem da subida prevista no preço da água, a ministra indicou não poder ainda responder a essa questão, reiterando apenas que, em todo o país, a água é paga pelos consumidores abaixo do preço de custo e que essa situação é insustentável, tendo atualmente o grupo Águas de Portugal uma dívida de três mil milhões de euros.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório