Ambiente

Praias no Algarve recebem enchimento de areias

Forte Novo, Almargem, Loulé Velho, Vale do Lobo, Dunas Douradas e Vale do Garrão são as seis praias algarvias que vão receber mais de um milhão de metros cúbicos de areia. A operação de enchimento artificial é um dos maiores de sempre na costa do Alg
Versão para impressão
[Observatório do Algarve]

Forte Novo, Almargem, Loulé Velho, Vale do Lobo, Dunas Douradas e Vale do Garrão são as seis praias algarvias que vão receber mais de um milhão de metros cúbicos de areia. A operação de enchimento artificial é um dos maiores de sempre na costa do Algarve.

“Esta operação implica a dragagem de um milhão e 250 mil metros cúbicos de areia. A segunda maior foi nos anos 1960, na Praia da Rocha, com 900 mil metros cúbicos”, garante fonte da Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH) citada pela Lusa.

A ARH estima que com esta medida ira conseguir atrasar em cerca de dez anos a erosão costeira nas seis praias já que ao aumentar o areal, o ciclo das marés ficará mais longe das dunas e arribas.

Esta operação tem um custo avaliado em seis milhões de euros, sendo que 70% deste valor será pago por fundos comunitários e os restantes 30 por cento pelo empreendimento turístico de Vale do Lobo.

A areia será sugada através de duas dragas que vão retirar a areia ao largo da costa algarvia e depois recolocá-la nas praias. Os especialistas afirmam que esta é uma medida inevitável mas provisória na prevenção da erosão da costa.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório