Ambiente

Praias com Bandeira Azul sobem para 277

Este ano, a Bandeira Azul foi atribuída a um total de 277 praias portuguesas (das quais 15 são fluviais), mais duas do que em 2012.
Versão para impressão
Este ano, a Bandeira Azul foi atribuída a um total de 277 praias portuguesas (das quais 15 são fluviais), mais duas do que em 2012, divulgou esta segunda-feira a associação responsável pela atribuição desta distinção europeia de qualidade balnear.

De acordo com dados da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), apresentados numa conferência de imprensa, em Cascais, o número de bandeiras azuis subiu na zona Centro do país e no Alentejo e manteve-se na região Norte, Tejo e Algarve.
 
Relativamente às ilhas, registou-se um aumento de Bandeiras Azuis na Madeira, que subiu de 11 para 13, e uma diminuição nos Açores, que perdeu cinco praias.
 
“Os Açores têm uma redução de cinco bandeiras porque o município da Praia da Vitória [na Ilha Terceira] não conseguiu reunir condições para se candidatar”, justificou o presidente da ABAE, José Archer, citado pela agência Lusa.
 
A região Norte tem este ano 67 praias com Bandeira Azul (o mesmo número de 2012), o Centro tem 27 (mais três) – registando-se aqui pela primeira vez a atribuição deste galardão aos municípios de Góis e Penacova – , o Tejo manteve as 49 e o Alentejo tem 25 (mais uma).
 
No Algarve, 69 praias foram galardoadas com Bandeira Azul, o mesmo número de que no ano transato.
 
Os Açores têm este ano 27 praias (menos cinco do que em 2012) e a Madeira 13 (mais duas do que em 2012).
 
A Bandeira Azul volta ainda a ser hasteada em 14 marinas, registando-se a saída da Marina da Praia da Vitória e a reentrada da Marina da Quinta do Lorde, na Madeira.

Ações de sensibilização
 
José Archer referiu também que estão previstas várias ações de sensibilização, nomeadamente a continuação dos projetos Praia Saudável e o Programa Nacional de Vigilância.
 
O responsável anunciou ainda que vão ser realizadas cerimónias de hastear da Bandeira Azul 2013 em Lagos (1 Junho), Coimbra (11 Junho) e na Marina da Quinta do Lorde (15 Junho).

Clique AQUI para consultar, no mapa interativo da ABAE, todas as praias e marinas galardoadas em 2013.

Notícia sugerida por Elsa Martins

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub