Ambiente

Poupança: Santo Tirso troca 2.000 luzes públicas por LED

A autarquia de Santo Tirso, distrito do Porto, vai substituir 2.000 lâmpadas convencionais por tecnologia LED. A medida vai permitir reduzir em 140 mil euros por ano os custos com iluminação no município.
Versão para impressão
A autarquia de Santo Tirso, distrito do Porto, vai substituir 2.000 lâmpadas convencionais por tecnologia LED. A medida vai permitir reduzir em 140 mil euros por ano os custos com iluminação no município e poupar o ambiente, bem como voltar a ligar cerca de 600 luminárias que têm estado desligadas.
 
Em comunicado, a Câmara Municipal de Santo Tirso explica que a aposta na iluminação LED surge no seguimento da aprovação da candidatura ao Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), que vai assegurar à autarquia um financiamento na ordem dos 600 mil euros. 
 
Para Joaquim Couto, presidente da câmara local, a troca das lâmpadas tradicionais por LED constitui-se como um passo importante “na adoção de medidas de proteção do ambiente e de redução da fatura energética municipal”. 
 
Atualmente, a Câmara Municipal de Santo Tirso gasta cerca de 200 mil euros anuais com a fatura da iluminação pública, que envolve 2.000 luminárias. Com a mudança, o mesmo número de luminárias vai representar uma despesa na ordem dos 60 mil euros, ou seja, num único ano vai ser possível poupar 140 mil euros, uma redução de custos de cerca de 70%.
 
“Estamos a falar de uma poupança para o município na fatura da eletricidade superior a 11,5 mil euros mensais”, realça Joaquim Couto, que adianta que a poupança vai, também, permitir ligar as cerca de 600 luminárias que foram desligadas aquando do aumento do IVA da iluminação pública para a taxa máxima por decisão do atual Governo. 
 
Segundo o município, “a economia energética e a consequente redução da fatura é a grande vantagem da utilização da tecnologia LED, evitando, assim, o recurso a medidas como o desligar de lâmpadas, a redução do horário de funcionamento ou o índice de iluminação por ponto de luz, com inconvenientes para a população”. 
 
A proposta do contrato de financiamento a celebrar entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e o POVT que vai permitir a substituição das lâmpadas foi aprovada esta quinta-feira, em reunião do executivo camarário, por unanimidade.
 
Além de ser utilizado para a introdução desta medida, o investimento vai ser aplicado nas Estradas Nacionais entre Santo Tirso e Vila das Aves, Santo Tirso e Areias e Santo Tirso e Água Longa e ainda nos centros de Santo Tirso e Vila das Aves.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório