Ciência

Possibilidade de vida em lua de Saturno

A hipótese foi levantada por cientistas da NASA que, através dos estudos realizados no âmbito da missão Cassini em Saturno, garantem ter descoberto formas de vida que se têm alimentado de hidrogénio e acetileno, dois gases presentes na superfície da
Versão para impressão
A hipótese foi levantada por cientistas da NASA que, através dos estudos realizados no âmbito da missão Cassini em Saturno, garantem ter descoberto formas de vida que se têm alimentado de hidrogénio e acetileno, dois gases presentes na superfície da lua Titan.

Além de terem identificado hidrocarboneto líquido num dos lagos lunares, os cinetistas da NASA notaram ainda variações nos níveis de hidrogénio e acetileno em Titan, o que poderia indicar que alguma espécie de seres vivos estariam a consumi-los.

Até ao momento, nunca foi encontrada qualquer forma de vida alimentada à base de metano, embora haja micróbios terrestres que se desenvolvem a partir desse componente ou, por outro lado, acabam por gerá-lo.

No entanto, a ser descoberta, corresponderia à existência se uma segunda forma de vida independente da ingestão de água, tal como acontece no nosso planeta. A partir de análises de lagos observados na lua de Saturno, os cientistas concluíram que pelo menos um deles contém hidrocarboneto na forma líquida. O resultado tornaria Titan o único local no sistema solar, além da Terra, a ter líquido na sua superfície, dizem os pesquisadores.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório