Fitness & Bem-estar

“Positiva-mente”: pequenos passos, grandes mudanças

Já pensou como pode ser mais positivo em relação aos outros? Como pode treinar-se para viver e ter um maior equilibro emocional? Como pode aumentar a sua confiança e ser capaz de resolver os problemas da sua vida? As psicólogas Catarina Rivero e Hele
Versão para impressão
Já pensou como pode ser mais positivo em relação aos outros? Como pode treinar-se para viver e ter um maior equilibro emocional? Como pode aumentar a sua confiança e ser capaz de resolver os problemas da sua vida? As psicólogas Catarina Rivero e Helena Águeda Marujo, autoras do livro “Positiva-mente”, afirmam que basta dar pequenos passos para alcançar grandes mudanças.

Na realidade, o que nos faz aumentar as nossas emoções positivas, como a alegria, o contentamento, o amor, ou o que nos pode ajudar a descobrir mais sentido para o que somos e fazemos são mudanças e acções aparentemente simples, básicas, leves, sem complicações.

Alguns exemplos:

– Passar a listar diariamente as coisas boas que acontecem ao longo do dia;
– Substituir a linguagem crítica por uma linguagem positiva;
– Dedicar tempo aos amigos e às relações importantes da vida;
– Viver aceitando o passado, saboreando o presente e acreditando no futuro;
– Praticar intencionalmente actos de bondade;
– Usar pequenos grandes gestos pela sustentabilidade do planeta;

Nesta obra, as autoras, especialistas em Psicologia Positiva, convidam-nos, através de exercícios práticos e casos reais a pensar de forma diferente, a descobrir, no dia-a-dia as estratégicas que nos permitem viver de forma mais equilibrada e feliz.
 
Sobre as autoras:

Catarina Rivero
é psicóloga clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Formou-se em Terapia Familiar pela Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária (APTEFC). Master em Terapia Familiar e Sistemas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha.

Tem colaborado em vários artigos jornalísticos de revistas portuguesas e teve colaborações pontuais nos programas televisivos Sociedade Civil (RTP2), Mundo das Mulheres (SIC Mulher), Tardes da Júlia (TVI), Consultório (TVI24) e Luz Verde (AXN). Atualmente tem uma rubrica regular sobre Família – “Labirintos Familiares” – no programa Mais Mulher da SIC Mulher. Tem ainda colaborado pontualmente em programas do Rádio Clube Português.

Helena Águeda Marujo é professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Mais recentemente lecionou no Mestrado em Educação, área de Pedagogia Social, da Universidade Católica Portuguesa, e coordenou, durante dois anos, a pós-graduação em Estudos e Intervenções com Famílias da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Doutorada em Psicologia por esta mesma Faculdade, foi Visiting Researcher na Universidade de Massachusetts.

Foi colaboradora residente semanal durante 3 anos no programa da RTP2, Sociedade Civil, com uma rubrica de Bem-estar/Notícias Positivas, e colaboradora pontual da revista Inovar.te. Tem ainda colaborado com a Revista IMMagazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub