Inovação e Tecnologia

Portugueses vencem prova internacional de robótica

Uma equipa portuguesa conquistou a medalha de ouro do Fire Fighting Home Robot Contest, uma competição internacional de robótica que decorreu
Versão para impressão
Uma equipa portuguesa conquistou a medalha de ouro do Fire Fighting Home Robot Contest, uma competição internacional de robótica que decorreu no fim-de-semana passado no Trinity College, em Hartford, nos EUA, e que contou com 135 equipas, oriundas de sete países do mundo.
 
Os portugueses da BeFree NewTech, constituída por alunos da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico daquela cidade, venceram a prova graças ao projeto BeFree, que liga a robótica à terapia de pessoas com mobilidade condicionada.
 
Durante a prova, relacionada com o desenvolvimento de máquinas capazes de ajudar a combater fogos domésticos, os robôs foram chamados a desempenhar várias tarefas no cenário de uma casa, como enfrentar um largo conjunto de obstáculos a nível de mobiliário – sofás, mesas, camas, armários – situados nos quartos e corredores até localizarem os múltiplos “focos de incêndio”, simbolizados por pequenas velas. 
 
De acordo com comunicado enviado ao Boas Notícias, a exigência da competição contemplou, ainda, a obrigatoriedade do robô ser ativado por som, num local de saída arbitrário, e usar água para extinguir os focos de incêndio, devendo retornar, no fim da missão, ao local de partida. 
 
A propósito da vitória, Tiago Caldeira, aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e um dos elementos do grupo português, salientou que “a prestação destes jovens vem demonstrar que a despesa envolvida na preparação e deslocação a eventos deste tipo é, antes de mais, um investimento no futuro”.
 
“Demonstrámos, nos Estados Unidos, que, pelo menos ao nível da inteligência e do conhecimento tecnológico, Portugal não está em crise!”, concluiu Tiago Caldeira. 
 
A comitiva que venceu a 19ª edição deste concurso internacional foi composta por Ana Figueiredo, Catarina Mendes, Paulo França, Rita Figueiredo e Tiago Caldeira. Na prova estiveram presentes representantes dos EUA, Canadá, México, Israel, Indonésia, China e Portugal.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório