Sociedade

Portugueses vencem prémio com ponte de esparguete

Pedro Dinis Gaspar e Marco Canário Oliveira receberam o Prémio de Inovação pela criação de uma ponte de esparguete com 92 kg. O prémio foi atribuído no World Championship in Spaghetti Bridge Building, na Hungria.
Versão para impressão
O prémio foi atribuído no dia 24 de Maio, no World Championship in Spaghetti Bridge Building, que decorreu na Universidade de Óbuda, na Hungria. O docente Pedro Dinis Gaspar e o mestre em engenharia Marco Canário Oliveira receberam o prémio da categoria “Inovação” pela criação de uma ponte de esparguete capaz de suportar uma carga de 92 kg.
 
A ponte desenvolvida por uma equipa da UBI posicionou-se entre as dez primeiras classificadas do concurso, sendo que o recorde mundial da modalidade foi conseguido pela equipa da universidade anfitriã, com uma ponte capaz de suportar um peso de 570 kg.
 
Com refere a página da UBI, “a participação na prova deste ano envolveu uma situação muito peculiar, pois a ponte de esparguete ficou intacta com a carga, tendo-se partido a base de madeira que segurava o parafuso anexo à máquina de tração”.
 
O prémio atribuído à equipa do Departamento de Engenharia Eletromecânica da UBI deve-se ao design inovador e original da estrutura da ponte, que competiu com projetos de Universidades da Hungria, Roménia, Letónia, Sérvia, Bulgária e Alemanha.

O objetivo destes concursos, explica o comunicado da UBI, “é evidenciar as competências dos alunos em diferentes unidades curriculares, que lhes possibilitam projetar e desenvolver uma ponte de treliça executada com esparguete, destinada a suportar uma carga máxima”.
 

Pela impossibilidade de levar a ponte de Portugal, a equipa optou por adquirir  os materiais necessários em Budapeste e desenvolver toda a estrutura no local, “num verdadeiro contrarrelógio”.
 
Esta foi já a segunda vez que a UBI esteve representada no concurso, desta vez a convite da organização, tendo em conta os resultados de carga máxima suportada no concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete, que decorre anualmente na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (UBI).

Pode consultar mais informações AQUI.

Notícia sugerida por António Resende

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub