Inovação e Tecnologia

Portugueses querem melhorar Wikipédia

Pela primeira vez em Portugal, realiza-se a "Academia Wikipédia", um evento que reúne especialistas, investigadores, professores, estudantes, editores ou simples entusiastas de conteúdos da Wikipédia, a enciclopédia web do conhecimento para a qual qu
Versão para impressão
Pela primeira vez em Portugal, realiza-se a “Academia Wikipédia”, um evento que reúne especialistas, investigadores, professores, estudantes, editores ou simples entusiastas de conteúdos da Wikipédia, a enciclopédia web do conhecimento para a qual qualquer pessoa pode contribuir. A Exponor acolhe a iniciativa esta sexta-feira, dia 16 de abril.

O evento é organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e pela Associação Wikimedia Portugal, organismo sem fins lucrativos que promove e apoia os projetos da Wikimedia Foundation, sediada nos EUA.

A “Academia Wikipédia” foi organizada pela primeira vez em 2006, na Alemanha, com o intuito de cativar novos editores voluntários para a Wikipédia e estimular o debate entre o público do meio académico e do universo das novas tecnologias, para que estes proponham novas e melhores soluções de contribuição da enciclopédia online.

“Se quero uma informação fiável, a Wikipedia não é o sítio 100 por cento seguro. As pessoas devem saber usar a Wikipedia naquilo que ela é boa, que é ter muita informação mais ou menos correta”, ainda que seja imprescindível o uso de “fontes tradicionais para validar completamente o que lá está”, refere à agência Lusa Ademar Aguiar, professor da FEUP.

A sessão realizada na Exponor é de entrada livre e vai contar com uma palestra de Kul Takanao Wadhwa, o Head of Business Development da Wikimedia Foundation, informa a FEUP em comunicado.

A Wikipédia como potencial ferramenta auxiliar em contexto de aula será outro dos assuntos a debater, na sala B4 do Centro de Congressos da Exponor, situada em Matosinhos.

É de destacar que a versão portuguesa da Wikipédia foi criada a 20 de maio de 2001, sendo, por isso, a quinta mais antiga na história da chamada “enciclopédia livre”. Com cerca de 556 mil artigos submetidos, a Wikipédia lusófona é atualmente a nona maior do mundo.

Saiba mais sobre a “Academia Wikipédia” em Portugal aqui.

[notícia sugerida pela utilizadora Vera Pimenta Rainho]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório