Ciência

Portugueses lideram votação do Prémio do Inventor

A equipa portuguesa candidata ao Prémio Europeu do Inventor está à frente na votação online para o Prémio do Público, que junta mais 14 grupos de todo o mundo.
Versão para impressão
A equipa de investigação portuguesa, candidata ao Prémio Europeu do Inventor, está à frente na votação para o Prémio do Público. Os cientistas estão na final do concurso com um tratamento “amigo do ambiente” que permite aumentar o volume da cortiça, através das radiações do micro-ondas.

Todas as pessoas podem participar nesta votação online que decorre até ao próximo dia 26 de Maio. O projeto português está neste momento a disputar o prémio ao lado de mais 14 equipas de todo mundo, que vai ser anunciado a 28 de Maio, em Amesterdão.

A técnica desenvolvida pelos quatro cientistas da Universidade Técnica de Lisboa pretende aumentar a quantidade de matéria-prima da cortiça, sem elevar os custos de produção. O projeto, coordenado pela investigadora Helena Pereira, foi desenvolvido em conjunto com o grupo português Amorim.

Tal como o Boas Notícias noticiou, o tratamento encontra-se no grupo das três melhores invenções apresentadas na edição de 2013, na categoria de “Indústria”. A criação deste projeto poderá melhorar os níveis de produção do setor que tem de esperar até nove anos para colher a cortiça das árvores de sobreiro.

No site oficial do concurso, a investigação é distinguida pelos seus benefícios económicos e sociais para uma “indústria que depende de grandes áreas florestais” e que “garante o habitat de muitos animais, incluindo algumas espécies ameaçadas”.
 

Clique AQUI para aceder votar no projeto considera merecer o Prémio do Público do Prémio Europeu do Inventor.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub