Cultura

Portugueses homenageiam António Feio

O ator e encenador português António Feio morreu esta quinta-feira à noite, no Hospital da Luz, em Lisboa. António Feio, 55 anos, venceu muitas batalhas mas não venceu a guerra contra o cancro do pâncreas que lhe tinha sido diagnosticado no ano passa
Versão para impressão
O ator e encenador português António Feio morreu esta quinta-feira à noite, no Hospital da Luz, em Lisboa. António Feio, 55 anos, venceu muitas batalhas mas não venceu a guerra contra o cancro do pâncreas que lhe tinha sido diagnosticado no ano passado. Considerado como uma das grandes personalidades do mundo artístico e cultural em Portugal, os portugueses e a comunidade artística homenageiam o ator que levou a vida até ao fim com um sorriso.

O perfil de António Feio no Facebook é exemplo do carinho que o público e amigos sentem pelo ator. Na página multiplicam-se às centenas, ou melhor, aos milhares as mensagens sentidas de pesar e homenagens a António Feio, que ficou, entre muitos outros papéis, consagrado junto do público com a “Conversa da Treta”, onde partilhava o palco com o amigo José Pedro Gomes.

A página que mantinha na rede social foi de resto um veículo de comunicação entre António Feio e todos aqueles que o admiravam e o ajudaram durante os últimos 15 meses enquanto tentou de tudo na luta contra o cancro. Foi onde assumiu e partilhou publicamente a evolução da doença, a dor dos tratamentos e o resultado das viagens para tentar obter os melhores resultados para que pudesse ser operado e remover “o bicho”, como lhe chamou.

António Feio nasceu em Lourenço Marques e mudou-se para Lisboa com a família aos 7 anos de idade. Começou a carreira como ator aos 11 anos no Teatro Experimental de Cascais.

Em 44 anos de carreira trabalhou com grandes personalidades do mundo artístico português. Passou pela televisão, fez publicidade, cinema, rádio e teatro. A 27 de março deste ano o comediante recebeu o grau honorífico de comendador da Ordem do Infante D.Henrique pelo Presidente da República Cavaco Silva. Homenagens e prémios como um globo de ouro a reconhecerem-lhe o génio e talento foram, de resto, uma constante no último ano.

O funeral realiza-se amanhã, sábado, a partir das 16h00, no cemitério dos Olivais, em Lisboa. O corpo vai estar a partir das 18h30 de hoje, sexta-feira, no Palácio Galveias, também em Lisboa.

Em março também deste ano, António Feio aproveitou para deixar uma mensagem no trailer do filme “Contraluz”, do realizador português Fernando Fragata. Na mensagem aconselha a todos a “aproveitar a vida”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório