Ciência

Portugueses ganham bolsas de investigação europeias

O Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla original) atribuiu a seis portugueses uma bolsa que poderá chegar até aos dois milhões de euros. O Conselho premeia os melhores projetos a serem realizados na Europa, e selecionou 427 projetos, num to
Versão para impressão
O Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla original) atribuiu a seis portugueses uma bolsa que poderá chegar até aos dois milhões de euros. O Conselho premeia os melhores projetos a serem realizados na Europa, e selecionou 427 projetos, num total de 2.873 candidaturas, que totalizará um investimento de 580 milhões de euros.

De acordo com o jornal Público, cinco das seis bolsas recebidas por cientistas portugueses foram nas áreas das Ciências da Vida.

Maria Teresa Teixeira, Isabel Gordo e Mónica Bettencourt Dias do Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, verão financiada a investigação sobre os telómeros dos cromossomas, a adaptação dos micróbios ao ecossistema e estruturas celulares denominadas centríolos.

Hélder Maiato, do Instituto de Biologia Molecular e Celular no Porto recebeu uma bolsa por um projeto sobre a regulação dos cromossomas. Bruno Miguel Santos do Instituto de Medicina Molecular em Lisboa, ganhou a bolsa pelo projeto que vai estudar células do sistema imunitário.

Vitor Manuel Cardoso, do Instituto Superior Técnico, foi o único cientista a receber uma bolsa na área das Ciências Físicas e Engenharia, por um projeto para estudar os buracos negros.

Os países que receberam mais bolsas foram o Reino Unido, a França e a Dinamarca, com 79, 71 e 67 bolsas atribuídas. As áreas de investigação são em Ciências Físicas e Engenharia (45.7%), Ciências da Vida (35.8%), e Ciências Sociais e Humanidades (18.5%).

De acordo com comunicado oficial da ERC, a média dos investigadores selecionados tem 36 anos e 26.5% são mulheres, um aumento desde o ano passado quando representavam 23%. Este ano tiveram mais 14% de candidaturas, em relação à edição do ano passado.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório