Sociedade

Portugueses encontram avião afundado há 34 anos

NULL
Versão para impressão
Uma equipa de dois mergulhadores portugueses encontrou os destroços de um avião suíço que caiu na costa da Ilha da Madeira, a 18 de Dezembro de 1977. A descoberta está a ser amplamente noticiada na imprensa internacional, nomeadamente pela BBC.

Os restos do avião que cumpria o voo VS730 da companhia suíça Sata (Societé Anonime de Transports Aeriennes) foram encontrados a cerca de 100 metros de profundidade.

As primeiras imagens do “Super Caravelle”, que pertencia à extinta companhia de charters suíça Sata, foram filmadas pelos mergulhadores José Marques e Armando Ribeiro, 34 anos depois de ter caído ao mar, depois de uma tentativa de aterragem no Aeroporto de Santa Cruz.

No interior ainda estão os bancos, os coletes salva-vidas, máscaras de oxigénio caídas e roupas nos sítios onde estavam sentados os passageiros. A equipa não encontrou qualquer vestígio humano.

Os mergulhadores explicaram à SIC que tentaram recuperar as caixas negras, mas isso ainda não foi possível, pelo menos nos primeiros mergulhos. A dupla acrescenta que o avião está quase intacto até às asas.

Há mais de uma década que Armando Ribeiro e José Marques fundaram o IN-SILENCE, projeto através do qual se dedicam ao mergulho de profundidade e a buscas de navios naufragados.

O avião agora encontrado vinha de Genebra com destino à Madeira. O piloto detetou alguns problemas e tentou proceder à amaragem do avião. Do acidente, que ocorreu ao largo da costa da ilha da Madeira, salvaram-se 21 pessoas e outras 36 perderam a vida, de acordo a BBC Brasil.  

José Marques confessou, ao canal de televisão, que este achado lhe provoca “um misto de emoções” pois apesar da importância da descoberta, muitas pessoas perderam a vida nesse acidente.

Clique AQUI para conhecer o trabalho da equipa IN-SILENCE e AQUI para ver a reportagem da BBC sobre a descoberta.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório