Ambiente

Portugueses criam sistema revolucionário contra fogos

NULL
Versão para impressão

Investigadores portugueses desenvolveram um programa inovador de combate aos fogos, o FireTrack, que permite detetar incêndios em tempo real. Este projeto poderá pôr fim às dramáticas destruições massivas das chamas e resulta de uma parceria de várias empresas liderada pela MediaPrimer, de Coimbra.

“As consequências devastadoras dos incêndios podem ter os dias contados”, afirma em comunicado enviado ao Boas Notícias, José Carlos Teixeira, CEO da MediaPrimer.

O FireTrack consiste num sistema de deteção e acompanhamento da evolução dos fogos florestais que assenta em redes de sensores sem fios e comunicações por GMS (SMS), ou através de TCP/IP com o servidor central, num sistema de Gestão de toda a informação.

“Ao detetar condições potenciais de incêndio, ou uma ignição, o FireTrack comunica imediatamente a situação aos clientes do sistema, que poderão ser as autoridades competentes”, avança José Carlos Teixeira, afirmando que esta inovação “vai permitir uma resposta mais rápida e, consequentemente, mais eficiente”.

Este serviço permite um avanço nas operações de combate aos fogos, fornecendo informação em tempo real e reduzindo os riscos de “perdas humanas e materiais ao possibilitar uma reação imediata das equipas”, afirma o Comunicado.

O FireTrack já foi testado em laboratório, no segundo semestre de 2010, onde os resultados foram positivos, tendo-se também realizado testes no início deste ano no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais, na Lousã.

Passando para o terreno, em maio, o FireTrack “passou com distinção no teste em campo aberto”, conclui José Carlos Teixeira.

Este projeto foi desenvolvido numa parceria entre a MediaPrimer, com a ISA – Intelligent Sensing Anywhere, o Instituto Pedro Nunes e a Associação para o Desenvolvimento de Aerodinâmica Industrial.

[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira] 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório