Mundo

Portugueses cresceram 11 centímetros no último século

Hoje em dia o homem português mede, em média, 1,72 centímetros quando, há cem anos, a sua altura rondava os 1,61 centímetros. Em temos mundiais, os homens mais altos do mundo são os holandeses.
Versão para impressão
Hoje em dia o homem português mede, em média, 1,72 centímetros quando, há cem anos, a sua altura rondava os 1,61 centímetros. Em temos mundiais, os homens mais altos do mundo são os holandeses. Já entre as mulheres, as mais altas encontram-se na Letónia. 
 
Investigadores do Imperial College London acabam de divulgar os dados do estudo "A century of trends in adult human height" que analisa dados da população mundial, entre 1914 e 2014, para compreender a forma como evoluiu a altura dos povos.
 
Embora a altura de cada pessoa seja, em grande parte, determinada pela informação genética, os autores do estudo sublinham que os fatores nutricionais e ambientais (como a educação, prática desportiva e acesso a um sistema de saúde) desempenham um papel importante. 
 
“As crianças e os adolescentes que recebem uma nutrição mais adequada e vivem em ambientes saudáveis tem tendência a crescer mais”, afirmam os investigadores salientando que, de acordo com vários estudos, as pessoas mais altas têm uma maior esperança de vida, além de terem benefícios sociais – há mesmo estudos que indicam que as pessoas mais altas têm mais probabilidade de receber salários elevados.
 
A investigação analisou e cruzou dados de milhares de estudos populacionais que envolvem cerca de 18 milhões de pessoas nascidas entre 1896 e 1996 em 200 países. 
 

Image and video hosting by TinyPic

Clique na imagem para descarregar o mapa com as alturas médias de cada país em grande formato

O estudo revela que, enquanto na maior parte dos países se verifica um aumento da altura média da população, em algumas nações as pessoas pararam de crescer nos últimos anos e noutros chegam mesmo a registar uma ligeira diminuição da altura média (é o caso dos Estados Unidos e do Reino Unido) . 

 
Em Portugal, de acordo com o estudo do Imperial College, a população tem vindo a crescer de forma sustentável nos últimos 100 anos. As mulheres portuguesas cresceram mais do que os homens lusos ao passarem de um altura média de 1,50 cm para uma média de 1,63 cm. No caso dos homens, a subida foi dos  1,59 centímetros (em 1896) para os 1,73 (em 1996), ou seja, 14 centímetros. 
 
Isto poderá indicar, segundo sugere o estudo, que em Portugal a população beneficiou de melhorias em termos nutritivos e ambientais. O recorde em termos de aumento da altura é registado entre as mulheres da Coreia do Sul que, nos últimos 100 anos, cresceram mais de 20 centímetros.
 
Já nos Estados Unidos e no Reino Unido, a população registou, a partir dos anos 80, uma descida de alguns milímetros na altura média, pelo que talvez a nutrição e certas questões ambientais e sociais tenham travado o seu crescimento. 
 
Mas os países que registam o maior declínio na altura media dos cidadãos encontram-se sobretudo na África subsariana, no norte de África e no Médio Oriente onde algumas nações não registam qualquer aumento na altura dos cidadãos nos últimos 40 anos.

Notícia sugerida por António Resende

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório