Cultura

Portugueses brilham no maior festival de marionetas

Duas companhias de teatro de marionetas portuguesas foram distinguidas no maior festival de marionetas do mundo. A 'S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos' e a 'Trulé - Investigação de Formas Animadas' venceram dois prémios.
Versão para impressão
Duas companhias de teatro de marionetas portuguesas foram distinguidas no maior festival de marionetas do mundo. A 'S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos' e a 'Trulé – Investigação de Formas Animadas' venceram dois prémios atribuídos no Wayang World Puppet Carnival 2013, na Indonésia. 
 
O primeiro grupo conquistou o galardão de melhor espetáculo tradicional de rua, enquanto o segundo obteve o prémio de melhor animação de marionetas naquele que é o maior festival internacional do género e que decorreu ao longo da semana passada, em Jacarta.
 
“São dois prémios importantíssimos para as marionetas portuguesas. É um grande reconhecimento do trabalho feito numa zona do globo onde o teatro das marionetas é muito forte”, diz José Gil, diretor da 'S. A. Marionetas – Teatro & Bonecos', à Lusa.
 
O Wayang World Puppet Carnival foi organizado pela Associação de Marionetas da Indonésia e pela Fundação Arsari Djojohadikusumo e contou com a participação de 64 grupos de 46 países.

O evento insere-se no esforço daquele país em preservar o Património Oral e Imaterial da Humanidade que é o 'wayang' (marionetas, em língua indonésia), desde 2003. Durante os sete dias de apresentação, quatro espaços da capital indonésia acolheram espetáculos de todo o mundo.

 
A 'S. A. Marionetas – Teatro & Bonecos', que nasceu há 16 anos em Alcobaça, apresentou os espetáculos “Tubic” e “Teatro Dom Roberto”. O primeiro consiste numa conversa animada sem palavras entre os marionetistas e o tubista Gil Gonçalves, ao passo que o segundo representa uma das tradições mais antigas das artes cénicas, não só na sua vertente portuguesa e europeia, mas também nos heróis populares do oriente.
 
Já o grupo 'Trulé – Investigação de Formas Animadas', dirigido por Manuel Costa Dias e com sede em Évora, apresentou o espetáculo “Puppets of my Life” (“Marionetas da Minha Vida”), que resulta de um trabalho de mais de 30 anos de pesquisa de várias técnicas de construção e manipulação de marionetas.

Clique AQUI para aceder à página de Facebook do Wayang World Puppet Carnival.

Notícia sugerida por Maria da Luz e Maria Pandina

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub