Ciência

Portugueses ajudam a criar modelo de cérebro virtual

Há dois investigadores portugueses a participar num projeto europeu de recriação de um modelo do cérebro humano em computador. O "Human Brain Project" conta com uma equipa de 200 investigadores, de 80 laboratórios e vai decorrer durante dez anos.
Versão para impressão
Há dois investigadores portugueses a participar num projeto europeu de recriação de um modelo do cérebro humano em computador. O “Human Brain Project” conta com uma equipa de 200 investigadores, de 80 laboratórios diferentes, e tem uma duração prevista de dez anos.
 
De acordo com a Lusa, há dois investigadores portugueses da Fundação Champalimaud (FC) a integrar este projeto europeu, que vai receber um financiamento de mil milhões de euros e que, no espaço de dez anos, pretende reproduzir um modelo do cérebro humano em computador.

Em comunicado de imprensa, o The Human Brain Project explica que o objetivo é fornecer novas ferramentas para perceber o funcionamento do cérebro humano para que se possa usar este novo conhecimento na medicina.

O projeto vai desenvolver plataformas digitais que vão agregar dados de todo o mundo relacionados com as neurociências, fornecendo modelos e simuladores que serão disponibilizados ao mundo científico. O objetivo primordial é permitir que os neurocientistas possam criar ligações entre informação genética, moléculas e células de forma a compreender o comportamento do cérebro humano e combater as suas patologias.

FC estuda novo tratamento de cancro colo-retal

 
Além da participação neste projeto, a presidente da FC, Leonor Beleza, referiu ainda um outro projeto que está a ser desenvolvido pela fundação, sob a direção de um médico do Reino Unido, que prevê a criação de uma equipa para tratar o cancro colo-retal de forma menos invasiva e mutiladora.
 
A presidente da Fundação justificou a importância do projeto referindo que este é “um cancro com grande incidência em Portugal, que causa grande mortalidade, que causa muito sofrimento e muita mutilação na forma como é normalmente abordado”.

Clique AQUI para saber mais sobre o Human Brain Project.

Notícia sugerida por Maria Pandina e Maria da Luz

 
 
 
 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub