Educação e Formação Em Destaque

Portuguesa premiada pela Creative Education Foundation

Galardão foi atribuído pela primeira vez em Portugal
Versão para impressão
Sara Santos, investigadora do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), foi a vencedora da edição 2018 da Ruth B. Noller Research Grant, promovida pela Creative Education Foundation. Pela primeira vez, o galardão que distingue a investigação emergente no domínio da criatividade veio para Portugal.

“A Ruth B. Noller Research Grant vem sublinhar a importância de fomentar a criatividade em crianças e jovens através da prática desportiva, o que tem sido o foco da minha investigação nos últimos quatro anos. Por isso, é uma honra receber esta distinção, mas é essencialmente um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CreativeLab-CIDESD”, realça a investigadora.

Das 31 candidaturas provenientes de vários países, a Creative Education Foundation optou por premiar um projecto do CIDESD que explora como ambientes activos, como sejam a prática desportiva em clubes ou a educação física nas escolas, potenciam o desenvolvimento da criatividade.

“Estamos muito honrados pela atribuição de um prémio com tanto prestígio internacional. A investigação liderada pela Sara Santos é um contributo excepcional para a compreensão dos mecanismos que suportam o desenvolvimento da criatividade humana”, afirma o director do CIDESD, Jaime Sampaio.

Depois de ter idealizado o “Creativity Developmental Framework”, a jovem investigadora aplicou-o em contexto educativo, através da intervenção Skills4genius®. “Os resultados demonstraram um considerável desenvolvimento do pensamento criativo em crianças na faixa etária dos 10 anos”, refere.

Além de um prémio monetário, a Ruth B. Noller Research Grant contempla a apresentação do trabalho premiado na conferência “Creative Problem Solving Institute”, em Buffalo [Nova Iorque], participação, de 19 a 24 de Junho. “Acredito que esta distinção poderá culminar com a difusão internacional das diretrizes pedagógicas do Skills4genius®, um programa que permite orientar as práticas de professores e treinadores no sentido de criarem contextos que induzam o comportamento criativo, evitando a diminuição da criatividade com a progressão da idade. Face ao reconhecimento deste trabalho, poderá haver um estreitamento de parcerias entre a comunidade educativa e desportiva”, adianta.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub