Saúde

Portuguesa ganha bolsa científica de 1 milhão de euros

A investigadora Goreti Sales, do ISEP, ganhou uma bolsa do Conselho Europeu para a Investigação, no valor de um milhão de euros, pelo trabalho desenvolvido na criação de dispositivos de diagnóstico do cancro.
Versão para impressão
A investigadora Goreti Sales, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), ganhou uma bolsa do Conselho Europeu para a Investigação, no valor de um milhão de euros pelo trabalho desenvolvido na criação de dispositivos autónomos e portáteis que diagnosticam o cancro precocemente.
 
O projeto, intitulado 3Ps, vai durar cinco anos e utiliza um método semelhante ao usado no controlo dos diabetes para detetar indicadores que alertem para um possível cancro.
 
Assim, prevê-se que o acesso à monitorização desta patologia seja mais facilitado, podendo minimizar os efeitos da doença ou mesmo prevenir a sua instalação.
 
Em comunicado disponível no site do instituto, a investigadora-coordenadora do Biomark – Sensor Research, unidade de investigação do ISEP,  explica que “o aparecimento de uma patologia como o cancro está associado à presença de algumas biomoléculas (biomarcadores) que circulam no organismo em baixas quantidades”. 
 
Com esta tecnologia pretende-se desenvolver “um biossensor (dispositivo) capaz de detetar esses biomarcadores, de modo rápido, rigoroso e não invasivo” que “será extremamente importante para a dinamização do diagnóstico precoce da doença”.
 
O comunicado diz ainda que este método pretende dar “um passo importante no diagnóstico precoce da doença oncológica, nomeadamente nas patologias com maior incidência a nível mundial: cancro da mama, cancro do colo do útero e cancro colo-retal”.
 
Este projeto, que foi selecionado entre mais de 4.000, cumpre os requisitos do Conselho Europeu para a Investigação, que financia as iniciativas que incentivam a excelência científica na Europa.

Clique AQUI para aceder ao site do ISEP.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório