Espetáculos e Exposições

Portuguesa é candidata a melhor cantora lírica do mundo

Susana Gaspar vai representar Portugal no concurso da BBC Cardiff, que arranca amanhã, sendo uma das candidatas a Melhor Cantora Lírica do Mundo.
Versão para impressão
Susana Gaspar vai representar Portugal no concurso da BBC Cardiff, que arranca amanhã, sendo uma das candidatas a Melhor Cantora Lírica do Mundo. 

O recital da soprano portuguesa vai abrir o concurso onde participam, até 23 de Junho, alguns dos mais promissores cantores líricos em início de carreira, a nível mundial.
 
Susana Gaspar é uma dos 20 concorrentes de diferentes países, escolhidos entre mais de 400 candidatos, em início de carreira. O concurso, este ano na 30ª edição, realiza-se bienalmente no País de Gales e testa a capacidade de interpretação de árias operáticas ou de música sacra.
 
O vencedor do prémio principal recebe 15.000 libras (18.000 euros), um troféu e, muito provavelmente, convites para espetáculos ou gravações. Em declarações à agência Lusa, a cantora diz que só a presença num evento destes, transmitido pela televisão pública britânica, “já é bom”.
 
“Pode ser uma rampa de lançamento. Aparecer o nome na televisão ou na Internet é importante para cantores que estão a começar”, afirmou Susana, que além de concorrer ao prémio principal, cuja prova será na quarta-feira, vai tentar também ganhar o troféu de melhor canção.
 
Apesar de representar o país onde nasceu, Susana Gaspar não foi proposta por Portugal e sim por “padrinhos” britânicos: o antigo professor na Guildhall School of Music & Drama, Peter Robinson, e a Royal Opera House, instituição onde atualmente trabalha. “Estou muito orgulhosa de aqui estar, sinto-me bem e vou dar o meu melhor, mas não depende só de nós», admitiu. 

O júri é composto por dez elementos, incluindo cantores líricos, maestros e diretores de ópera de várias nacionalidades. As provas ao longo da semana irão determinar a escolha dos cinco finalistas, sendo o prémio de melhor canção decidido na próxima sexta-feira, 21 de junho, e o prémio principal, no próximo domingo, 23 de junho.

Notícia sugerida por Carla Neves

 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub