Inovação e Tecnologia

Portuguesa cria novo condensador para veículos elétricos

Tatiana Correia é líder de um projeto internacional que deu origem a um condensador que suporta temperaturas elevadas. A invenção vai permitir resolver um dos problemas que tem impedido o progresso da indústria automóvel nesta área.
Versão para impressão
Tatiana Correia é líder de um projeto científico internacional, desenvolvido no Reino Unido, que pode conduzir à popularização dos carros elétricos. A cientista portuguesa criou um novo condensador que suporta temperaturas elevadas, permitindo resolver uma das dificuldades técnicas que até agora tem impedido o progresso da indústria automóvel nesta área.


Image and video hosting by TinyPic“A indústria eletrónica necessita ser capaz de operar em ambientes severos. A capacidade de funcionamento dos condesadores HITECA em altas temperaturas vai ajudar a criar sistemas mais robustos e a remover as barreiras aos produtos tecnológicos que necessitam deles, tal como os veículos elétricos”, explica a cientista (à esquerda) no site oficial do National Physical Laboratory (NPL, sigla em inglês).

Tatiana Correia liderou a investigação desenvolvida neste instituto britânico e já tem o seu novo equipamento com patente registada, podendo ser usado em várias áreas, com especial incidência na indústria automóvel e aeroespacial.

Os condensadores são essenciais para o armazenamento de energia e para a conversão da corrente elétrica contínua, gerada pela bateria em corrente alternada, necessária para fazer o motor do automóvel funcionar.

A equipa do NPL deu origem a um condensador de cerâmica que opera a uma alta densidade de energia. O HITECA apresenta estabilidade de funcionamento a temperaturas acima dos 200.º C.

“A utilização deste material em automóveis híbridos e elétricos reduz a necessidade de arrefecimento e o peso associado dos veículos”, explica o NPL em comunicado. O HITECA permite o uso de “dispositivos com tamanhos mais reduzidos” e conduz ao “melhor desempenho geral do veículo”.

Notícia sugerida por Maria Nela

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub