Cultura

Português vence prémio internacional de fotografia

O português Tito Mouraz foi um dos vencedores da última edição do Prémio Internacional de Fotografia Emergentes dst, cuja cerimónia decorreu este sábado, no âmbito dos Encontros da Imagem de Braga.
Versão para impressão
O português Tito Mouraz foi um dos vencedores da última edição do Prémio Internacional de Fotografia Emergentes DST, cuja cerimónia decorreu este sábado, no âmbito dos Encontros da Imagem de Braga. 
 
Numa decisão inédita tomada pelo júri do concurso, o fotógrafo português foi eleito vencedor juntamente com a belga Sanne de Wilde, tendo em conta a excelência dos portefólios apresentados a concurso.
 
Nesta que foi a sua quarta edição, o concurso de fotografia Emergentes DST recebeu mais de 400 candidaturas, a maioria das quais estrangeiras. A entrega dos prémios aconteceu numa gala no Theatro Circo, em Braga, onde os trabalhos do japonês David Favrod e do espanhol Alvaro Laíz também foram reconhecidos.
 
Sanne de Wilde nasceu em 1987 e estudou na Academia Real de Belas Artes de Ghent, na Bélgica. A concurso levou a série 'The Dwarf Empire', uma terra mágica existente na província chinesa de Yunnan, perto do belo lago Dianchi, onde os anões vivem.
 
Já o português Tito Mouraz, nascido em Canas de Senhorim, em 1977, formou-se em Artes Visuais e Fotografia na Escola Superior Artística do Porto. Tito Mouraz dedica-se à fotografia da paisagem transformada de Portugal, às quais acrescenta notas de afeto dedicadas às gentes da sua terra, produzindo, assim, imagens com um denso conteúdo formal e plástico.
 
O Grande Prémio de Fotografia Emergentes DST é uma iniciativa da empresa Domingos da Silva Teixeira, que visa premiar o melhor portfólio de Fotografia Contemporânea de 2013 com um prémio de 7.500 euros.
 
Do júri de seleção fizeram parte Anna-Kaisa Rastenberger (Curadora Chefe Museu da Fotografia de Helsínquia), Louise Clements (Diretora Artística do Festival Quad&Format, de Derby) e Tina Schelhorn (Diretora da Galeria Lichtblick, em Colónia).

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub