Cultura

Português vence concurso internacional de clarinete

O clarinetista Tiago Bento, de 21 anos, venceu a 'Young Artist Competition', organizada pela International Clarinet Association, em Assisi, Itália. O jovem português deu provas de ser o melhor entre 12 concorrentes internacionais.
Versão para impressão
O clarinetista Tiago Bento, de 21 anos, venceu a 'Young Artist Competition', organizada pela International Clarinet Association, em Assisi, Itália. O jovem português, que teve de pedir dinheiro emprestado para conseguir participar no concurso, que decorreu no final de Julho, deu provas de ser o melhor entre 25 concorrentes internacionais.
 
Tiago concluiu o Curso Complementar de Clarinete no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian com a classificação de 20 valores e, atualmente, estuda na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto.
 

De acordo com o Jornal de Notícias, o músico comprou o seu primeiro clarinete há apenas dois anos, depois de aprender a tocar com o do irmão, por falta de recursos financeiros dos pais. Natural de Albergaria-a-Velha, o jovem dá aulas na Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca e, graças ao dinheiro emprestado pelo presidente da mesma, conseguiu dar a conhecer o seu talento ao mundo, em Itália.
 
No âmbito do 'ClarinetFest 2013', a 'Young Artist Competition' levou doze semifinalistas ao palco, oriundos dos EUA, China, Portugal, Rússia, Espanha e Hungria. Para a final foram apenas admitidos seis concorrentes: um russo, um americano, uma chinesa, um húngaro e dois portugueses.

Tiago Bento foi o grande vencedor, com um repertório composto por “Concertino”, de F. Busoni, “Sonata op. 128”, de M. Castelnuovo-Tedesco, e “Three Studies for Clarinet Solo”, de K. Husa.
 
Mesmo já tendo arrecadado outros prémios em concursos nacionais, esta distinção tem um sabor muito especial para o jovem. O ser reconhecido no estrangeiro garante-lhe uma outra visibilidade e fá-lo sentir-se mais orgulhoso por ser português.

“Como, em termos culturais, somos considerados, infelizmente, um país pequeno, deu ainda mais prazer e satisfação ganhar este prémio contra concorrentes de países como os EUA, China, Hungria e a nossa vizinha Espanha, países esses que dizem que são muito fortes culturalmente, com larga e vasta tradição no domínio da música”, explica Tiago Bento, em comunicado.

“Este prémio e reconhecimento veio demonstrar que somos um povo com uma grandeza enorme, que não somos em nada inferiores aos outros países”, acrescenta.
 

No futuro, o jovem Albergariense quer concluir a sua licenciatura na ESMAE (Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo) e, eventualmente, tirar um mestrado no estrangeiro, talvez nos EUA. Sem colocar o ensino de parte, confessa que o seu grande sonho é tocar numa orquestra profissional, se possível em Portugal.
 

Para já, com o dinheiro conquistado na vitória, Tiago quer fazer as malas e ir até à Venezuela para participar no Festival de Clarinetes. 

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub