Mundo

Português vence concurso de logótipos da ONU

João Borges foi o vencedor do primeiro prémio do concurso internacional lançado pelas Nações Unidas para a criação de um logótipo para a plataforma World Urban Campaign. O trabalho do português (na foto) foi reconhecido entre um total de 200,
Versão para impressão
João Borges foi o vencedor do primeiro prémio do concurso internacional lançado pelas Nações Unidas para a criação de um logótipo para a plataforma World Urban Campaign. O trabalho do português (na foto) foi reconhecido entre um total de 200, com um prémio no valor de cinco mil dólares.

Sob o mote “Better City, Better Life”, a World Urban Campaign é uma plataforma patrocinada pela UN-Habitat que promove políticas e práticas sustentáveis no setor da urbanização, uma temática que, para as Nações Unidas, deve ser “prioritária no seio da comunidade internacional”.

O júri da competição, composto por cinco designers internacionais de renome, considerou que o logótipo de João Borges “não só incorporava totalmente a World Urban Campaign e a sua missão, como também serviria aplicações funcionais e pragmáticas desta iniciativa global composta por vários parceiros, culturas e línguas”, pode ler-se na página oficial da iniciativa.

Ao portal CiênciaHoje.pt, João Borges explica, por sua vez, o que representa o seu logótipo: “Tentei criar um símbolo que potenciasse tudo aquilo que é a noção de cidade, unidade, quadriculas, diferença, política comum, etc., de forma a criar um globo”.

O trabalho foi apresentado já no passado mês de março, no V Fórum Urbano Mundial que se realizou no Rio de Janeiro, Brasil.

O português, que integrou a equipa de designers da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, é também artista plástico, investigador e formador em duas pós-graduações no Departamento de Museologia da Faculdade de Letras do Porto.

Veja aqui o processo de design do logótipo criado por João Borges.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório