Negócios e Empreendorismo

Português promove doces de castanha em Nova Iorque

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Um pasteleiro de Bragança que tem apostado na castanha para a confeção de doçaria gourmet foi a Nova Iorque, EUA, dar a provar uma das suas criações: os “ouriços de castanha”, pequenos bolos envolvidos por massa folhada com bicos que simbolizam os picos do invólucro natural do fruto.
 
Eurico Castro, de 38 anos, viajou com a companheira até à cosmopolita cidade norte-americana com a intenção inicial de fazer férias, mas não quis perder a oportunidade de levar os sabores portugueses além-fronteiras.
 
Na bagagem, transportou as caixinhas requintadas nas quais são comercializados os “ouriços” em Portugal e, ao chegar a Nova Iorque, partiu à aventura à procura de castanhas para testar a recetividade às suas confeções 
 
Depois de ter percorrido “dezenas de quilómetros a pé”, como explicou à agência Lusa, conseguiu finalmente encontrá-las no mercado de Chelsea, na Califórnia. A seguir, foi só confecionar o doce, sair para as ruas com a companheira e encontrar quem quisesse experimentar novos paladares.
 
“É o faz-te à vida”, brincou o pasteleiro. Mas aquilo que pensou ser “uma ideia alucinada” acabou por se revelar uma “agradável surpresa”. Cinco pastelarias, entre elas a célebre Swarosky, abriram as portas aos seus “ouriços” e os nova-iorquinos provaram-nos sem qualquer resistência.
 
Empregados e clientes experimentaram os bolinhos, conforme explicou Rosário Bragada, a companheira, mas “não identificaram o sabor”. Na verdade, o mais difícil foi encontrar uma palavra inglesa que permitisse aos destinatários identificar do que se tratava.
 
As reações foram tão positivas que encorajaram mesmo o pasteleiro a pensar na possibilidade de lançar o negócio fora do nosso país. Eurico Castro sonha, assim, seguir as pisadas da exportação, que já introduziu a castanha transmontana em várias partes do mundo.
 
Vários anos de aposta na castanha
 
Eurico Castro começou a apostar na castanha há três anos para responder a um desafio da Câmara de Bragança, que pretendia criar “um novo atrativo” para a feira Norcastanha, que há uma década promove o fruto por ser um dos principais produtos da região.
 
Além dos “ouriços”, o pasteleiro já criou também um bolo-rei de castanha com três variedades diferentes. Custa três vezes mais do que o tradicional mas, mesmo assim, Eurico Castro afirma que no Natal vende “à volta de 500 de cada” variedade. O próximo lançamento gourmet será um salgadinho/crocante de castanha.  
 
Enquanto não cria uma marca própria – objetivo que pretende concretizar em breve sob o nome “Sweet Gourmet by Eurico Castro” – o português comercializa os seus doces numa loja gourmet, num restaurante e numa empresa de catering em Bragança, associadas à empresa mãe, a “Rota dos Sabores”.
 
O próximo desafio está mesmo a chegar: dentro de alguns dias, Eurico Castro vai a França apresentar os seus produtos em Pavillons sous Bois, uma localidade francesa geminada há vários anos com a cidade transmontana.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

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