Ciência

Português premiado em conferência internacional

O português João Costa, estudante de Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi premiado no âmbito de uma conferência internacional que decorreu em Lisboa.
Versão para impressão
O português João Costa, estudante de Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi premiado no âmbito de uma conferência internacional que decorreu em Lisboa no início de Janeiro por um trabalho resultante da sua tese de mestrado.
 
João Costa conquistou, durante a “International Conference on Pattern Recognition Applications and Methods” (IPCRAM) o prémio de melhor artigo científico de um estudante na área da “Teoria e Métodos” com um projeto denominado “oAdaboost – An Adaboost Variant for Ordinal Classification”.
 
De acordo com a Universidade do Porto (UP), o projeto, orientado pelo docente da FEUP Jaime S. Cardoso, “aborda o potencial da combinação de métodos para a classificação de dados ordinais”, métodos esses que “podem ter várias aplicações na vida real, onde a avaliação humana desempenha um papel importante”.  
 
Exemplo deste tipo de aplicações são a escolha da roupa diária, da refeição num estabelecimento ou, a nível mais complexo, o valor a investir num negócio. “Todas elas são situações que requerem que o utilizador compare ou classifique artigos para escolher aquele que mais se lhe adequa”, explica a universidade. 
 
Segundo os organizadores da ICPRAM, citados pela UP, “os trabalhos distinguidos foram selecionados entre um conjunto de projetos extraordinários, com base nas classificações quantitativas e qualitativas, nos comentários enviados pelos colaboradores do comité do programa e ainda na sua classificação final global e na sua apresentação oral na conferência”.
 
A IPCRAM, que no próximo ano terá lugar em Roma, Itália, assume-se como um fórum de reunião de investigadores e profissionais nas áreas de reconhecimento de padrões, nas perspetivas teóricas e de aplicação.

Clique AQUI para aceder ao artigo científico premiado (em inglês). 

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório