Cultura

Português participa em Festival Internacional de Órgão

O organista João Vaz vai representar Portugal e interpretar vários compositores nacionais no Festival Internacional Johann Sebastian Bach, que decorre até Setembro, na Polónia.
Versão para impressão
O organista João Vaz vai representar Portugal e interpretar vários compositores nacionais no Festival Internacional Johann Sebastian Bach, que decorre até Setembro, na Polónia. 
 
O organista português vai dar um recital na próxima terça-feira, às 20h locais, na pro-Catedral de Varsóvia e, quarta-feira, às 18:30, na Basílica-Catedral de Lowicz. No programa dos dois recitais constam temas como a Sonata para órgão em Ré Maior, de Marcos Portugal, a Sonata em Sol maior, de Carlos Seixas, e ainda o 'Discurso para órgão', de 1805, de um compositor anónimo luso.
 
O compositor irá ainda interpretar cinco peças de Johann Sebastian Bach, além de três corais Schübler e algumas peças provenientes das 'Meditações Religiosas', de Louis Lefébure-Wély.
 
O Festival Internacional de Órgão Johann Sebastian Bach decorre até 28 de Setembro e o cartaz conta, entre outros, com reconhecidos como organistas Karol Golebiowski, Corrado Cavalli, Bogdan Narloch, Eric Hallein, Olga Yefremova, Krzysztof Mariosex e Wiktor Lyjak, que se apresenta num recital com a soprano Malgorzata Urbaniak-Lehmann.

O violoncelista Alexandr Lysiuk e o violinista Krzysztof Jakowicz também marcarão presença no evento.
 

João Vaz é doutorado em Música e Musicologia pela Universidade de Évora, tendo defendido uma tese sobre a música portuguesa para órgão de finais do século XVIII. É diplomado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação de Antoine Sibertin-Blanc, e pelo Conservatório Superior de Música de Saragoça, em Espanha, onde estudou com José Luis González Uriol.
 
Em 2006, fundou o grupo Capella Patriarchal, exclusivamente dedicado à música sacra portuguesa dos séculos XVI a XIX. Atualmente é professor de órgão na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto e diretor artístico do Festival de Órgão da Madeira.
 
João Vaz foi consultor permanente para o restauro dos seis órgãos da Basílica do Palácio-Convento de Mafra.

Clique AQUI para aceder à página de Facebook do organista português.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub