Mundo

Português nomeado secretário-geral-adjunto da ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, escolheu Miguel de Serpa Soares para secretário-geral-adjunto dos Assuntos Jurídicos do Conselho Legal das Nações Unidas.
Versão para impressão
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, escolheu Miguel de Serpa Soares para secretário-geral-adjunto dos Assuntos Jurídicos do Conselho Legal das Nações Unidas. O jurista português, apurado em concurso internacional, vai substituir a irlandesa Patricia O’Brien no cargo. 
 
Em comunicado de imprensa, emitido no início deste mês, a ONU salienta que Serpa Soares traz com ele uma “vasta experiência no setor legislativo, incluindo um profundo conhecimento das sensibilidades internacionais e uma abordagem inovadora”.
 
O documento acrescenta que Miguel de Serpa Soares já “representou o seu país em vários fóruns internacionais” incluindo no “VI Comité da Assembleia Geral das Nações Unidas”.  

Serpa Soares possui também “experiência como membro dos comités de avaliação do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal”, lê-se ainda no comunicado.

A ONU faz também um resumo do percurso profissional de Serpa Soares salientando o seu atual cargo como diretor do departamento de Assuntos Jurídicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (desde 2008) e membro do Tribunal Permanente de Arbitragem, sediado em Haia (desde 2010).


Por fim, o comunicado das Nações Unidas revela uma breve biografia do jurista português, nascido em Angola, em 1967, e licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa (1990), onde foi professor assistente entre 1989 to 1993. Serpa Soares tem também um diploma em Altos Estudos Jurídicos Europeus obtido no Collège d’Europe de Bruges (1992). 

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub