Cultura

Português nomeado para prémio Mies Van der Rohe

O projeto de arranjos de superfície da Praça D. Diogo de Menezes, em Cascais, da autoria do arquiteto Miguel Arruda é o único projeto português nomeado para o prémio Mies Van der Rohe, um dos mais importantes prémios mundiais atribuído pela Com
Versão para impressão
[Fotografia: © Espaço de Arquitectura]
O projeto de arranjos de superfície da Praça D. Diogo de Menezes, em Cascais, da autoria do arquiteto Miguel Arruda é o único projeto português nomeado para o prémio Mies Van der Rohe, um dos mais importantes prémios mundiais atribuído pela Comunidade Europeia.

O prémio é atribuído bi-anualmente pela Comunidade Europeia com o intuito de reconhecer e distinguir trabalhos de arquitetura contemporânea caraterizados pela excelência a nível concetual, estético e técnico.

Os projetos a concurso são avaliados por um grupo independente de peritos e pela associação europeia de arquitetos.

Situado na área adjacente às muralhas quinhentistas da fortaleza de Cascais, o projeto contempla o arranjo urbanístico daquela parte da vila, mas também a valorização arquitectónica e histórica da própria muralha, outrora ocupada por um parque de estacionamento à superfície.

Citado pelo site Espaço Arquitetura, a praça é caraterizada por ser um espaço amplo e neutro, disponível para albergar todo o tipo de eventos.
“Esta praça goza de uma imagem diurna onde o branco é a cor dominante e que contrasta com a imagem nocturna sempre deslumbrante, fruto da integração no projecto de um complexo sistema de iluminação que pinta a praça de diversas cores”.

Como refere o próprio Miguel Arruda “nesta praça a luz é de uma importância colossal a minha grande preocupação foi fazer com que a luz fosse um instrumento de cultura e resultou uma vez que tem esse aspecto lúdico e é um elemento proativo que interaja com as pessoas”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório