Gastronomia

Português no guia de vinhos mais vendido do mundo

André Ribeirinho, um dos fundadores a plataforma de vinhos Adegga, foi convidado para fazer uma seleção de vinhos nacionais para o Hugh Johnson's Pocket Wine Book, o guia de vinhos mais vendido do mundo que vai na sua 40.º edição.
Versão para impressão
André Ribeirinho, um dos fundadores da plataforma de vinhos Adegga, foi convidado para fazer uma seleção de vinhos nacionais para o Hugh Johnson's Pocket Wine Book, o guia de vinhos mais vendido do mundo que vai na sua 40.º edição.

Anteriormente, a responsabilidade da seleção dos vinhos portugueses era da escritora e crítica de vinhos britânica Sara Ahmed, que continuará a trabalhar com produtos de Portugal, mas noutra vertente.

André Ribeirinho será a partir de agora o responsável pela seleção dos vinhos e produtores nacionais que entram no guia, sendo que em cada ano tem de apresentar 25% de propostas novas, ou seja, todos os anos tem de incluir esta mesma quota de novidades.

Nas edições anteriores, Portugal entrava em conjunto com a Espanha, enquanto que agora terá uma secção exclusiva e um maior número de referências nacionais. 

 
“É incrível para Portugal ter uma pessoa que é portuguesa a fazer a selecão dos vinhos nacionais que entram no guia. Tenho o privilégio de ser primeiro a representar Portugal num guia de vinhos internacional com esta projeção. É um enorme orgulho pessoal e o reconhecimento do trabalho que tenho desenvolvido nos últimos anos, do qual o Adegga é a sua vertente mais visível”, salienta André Ribeirinho. 

12 milhões de cópias
 
O Hugh Johnson's Pocket Wine Book existe desde 1977 e  continua a ser reconhecido como o guia de vinhos mais vendido do mundo (com cerca de 12 milhões de cópias vendida até hoje).

Fundado por Hugh Jonhson, este guia funciona como um glossário ao fazer recomendações de produtores e vinhos de todo o mundo, em vez de lhes dar pontuações, apresentando-os de forma sucinta e clara para que o consumidor possa fazer uma seleção informada.

 
André Ribeirinho é  um dos fundadores do Adegga.com, uma plataforma online de descoberta e venda de vinhos que é também responsável pela organização de provas onde o consumidor pode comprar vinho diretamente a 40 produtores selecionados pela equipa do Adegga.

Os Adegga WineMarket acontecem em Lisboa, Porto, Algarve, Bruxelas e Berlim. Em qualquer um destes eventos, os visitantes têm acesso à tecnologia desenvolvida pela equipa do Adegga, a SmartWineGlass.

Premiada internacionalmente,  é uma ferramenta essencial para recordar os produtores visitados e os vinhos provados durante o evento. André Ribeirinho foi considerado, em 2010, a Personalidade do Ano na área do vinho pelo jornal Diário de Notícias. É ainda de destacar que André Ribeirinho participa regularmente no painel de jurados do Concurso Mundial de Bruxelas. 

 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório