Saúde

Português lidera estudo de tratamento para a asma

NULL
Versão para impressão
Uma equipa de investigadores australianos, liderada por um médico português, Manuel Ferreira, descobriu uma relação entre a asma e as artrites reumatoides. As conclusões da investigação, publicada na revista The Lancet, indicam que os medicamentos usados para tratar a artrite podem, por isso, ter o mesmo efeito sobre a doença respiratória. 

Manuel Ferreira esteve à frente do maior estudo australiano sobre a genética da asma – o Australian Asthma Genetics Consortium – que reuniu os melhores especialistas do país.

O objetico era identificar os genes responsáveis pelo aumento do risco de desenvolver a doença, explica o site do Queensland Institute of Medical Research (QIMR), que liderou o estudo.

O primeiro passo foi comparar o ADN de milhares de pacientes com e sem asma. Depois de analisarem os resultados, os especialistas identificaram duas regiões no ADN dos doentes asmáticos, que se diferenciavam claramente das dos restantes.

“Uma está localizada no gene interleucina – 6 recetor (IL6R) no cromossoma 1, e a outra perto do gene GARP, no cromossoma 11”, explica Manuel Ferreira no estudo.

Medicamentos da artrite podem tratar a asma

A primeira chamou a atenção dos investigadores por ter um papel importante no sistema imunitário e estar associada a problemas como a artrite reumatoide.

O que isto significa é que os doentes asmáticos “produzem maior quantidade de interleucina – 6 recetor do que os não-asmáticos, o que contribui para as inflamações respiratórias”, explicam.

Se os medicamentos usados no caso da artrite reumatoide conseguem inibir a interleucina – 6 recetor, então o que este estudo concluiu foi que esses mesmos medicamentos podem ser usados para o tratamento de casos de asma.  

Apesar de os resultados serem animadores, ainda é cedo para se afirmar que existe um novo tratamento para a doença respiratória que afeta milhares de pessoas em Portugal.

Clique aqui para consultar o estudo publicado na revista The Lancet.

[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório