Gastronomia

Português internacionaliza nova forma de decantar

O empresário português Lino Tavares, em parceria com o arquiteto norte-americano Andrew Lazorchak, desenvolveu o primeiro decantador de vinho que se aplica na garrafa, o Soiree. A invenção que permite a oxigenação mais rápida do vinho tem sido um suc
Versão para impressão
O empresário português Lino Tavares, em parceria com o arquiteto norte-americano Andrew Lazorchak, desenvolveu o primeiro decantador de vinho que se aplica na garrafa, o Soiree. A invenção que permite a oxigenação mais rápida do vinho tem sido um sucesso de vendas nos EUA e vai agora iniciar a sua distribuição a nível europeu a partir de Portugal.

O Soiree tem forma de um balão e coloca-se na garrafa como se fosse uma rolha grande de vidro. Quando a garrafa é virada, o vinho começa a rodar dentro do decantador e vai “saltando” para o copo. Os recortes desenhados no vidro permitem infundir oxigénio ao vinho e fazê-lo respirar.

“Os vinhos precisam de respirar mas ninguém tem paciência para ir buscar um decantador ao armário, lavá-lo, deitar para lá o vinho e estar à espera 45 minutos”, afirma ao Público, Lino Tavares, responsável pela Soiree Europa.

A invenção do Soiree surgiu pela mão de Andrew Lazorchak que esperava encontrar uma solução rápida e eficaz para a decantação do vinho. Segundo o próprio, 97 em cada 100 garrafas de vinho vendidas não eram submetidas à decantação. Depois de muitos protótipos, Lazorchak inventou o Soiree em 2007. Lino Tavares investiu na ideia do amigo e só este ano esperam vender mais de 100 mil decantadores no mercado internacional.

Cada Soiree tem um custo aproximado de 25 euros. A Soiree Europa funciona desde 2008 com sede em Lagos e um armazém em Lisboa, de onde está a ser feita a distribuição por toda a Europa.

O produto já está à venda em lojas de produtores de vinho, lojas especializadas e gourmet em Portugal, tal como nos EUA. De acordo com Lino Tavares, a tendência será tornar o produto mais acessível ao público em geral e apostar em mercados com grande tradição nos vinhos como a Espanha e Itália.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório