Cultura

Português entre os 100 melhores fotógrafos de aventura

O fotógrafo de surf português Tó Mané é um dos 100 melhores fotográfos de ação e aventura do mundo de 2015. Quem o diz é o site norte-americano Soul id, que todos os anos divulga os melhores autores de fotografia.
Versão para impressão
O fotógrafo de surf português Tó Mané é um dos 100 melhores fotográfos de ação e aventura do mundo de 2015. Quem o diz é o site norte-americano Soul id, que todos os anos seleciona os melhores autores de fotografia.

O profissional português tornou-se mais conhecido do público ao captar a famosa onda gigante que o surfista 'extreme' Garrett McNamara surfou, na Nazaré, em 2013.

Entre o top 100 de fotógrafos de ação e aventura do site norte-americano, Tó Mané (na foto abaixo) é, até ao momento, o  único profissional português selecionado. Contudo, o top ainda não está fechado, os próximos nome serão divulgados em breve.

No site, o trabalho do português é elogiado pelo “facto de não se concentrar na edição das suas imagens, mas sim na produção de fotografias com um ligeiro contraste”.

“Ondas grandes, 'swells' épicos e uma fotografia espantosa são algumas das razões pelas quais Tó Mané se tornou famoso no mundo do surf”, acrescenta a página do Soul Id, salientando que “Tó Mané é geralmente o homem por detrás da câmara quando se trata de captar as imagens de surf mais épicas em Portugal”. 
 

O fotógrafo nasceu no Porto, cidade onde vive atualmente. A sua paixão pelo surf começou cedo, na década de 1980, tendo em 1998 começado a realizar fotografias deste desporto, após o seu primeiro trabalho ter sido publicado numa revista portuguesa deste género.

O português não só se dedica à fotografia de surf como luta igualmente por valores ambientes e sociais, apoiando diversas associações, entre as quais: Surf for Food, Freewaters Project e Associação Portuguesa de Surf Adaptado.

   

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório